É possível a aplicação da absolvição sumária do art 397 ao rito do júri?

Pergunta de Rúben Pinheiro em 27-05-2022
(53 votos)

"Cabe a absolvição sumária do rito comum (CPP 397) na fase de recebimento do CPP 406? Sim, até porque o CPP 415 abarca as mesmas hipóteses de absolvição sumária, acrescentando mais uma (estar provada a inexistência do fato).

Quando ocorre a absolvição sumária no procedimento do júri?

A absolvição sumária se caracteriza pela excepcionalidade importando em exceção ao princípio geral que impõe ao Júri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, deve ser reservada para os casos em que a excludente de ilicitude (justificativas) ou culpabilidade (dirimentes) restaram absolutamente demonstradas.


É possível nos termos do artigo 397 do CPP haver a absolvição sumária parcial no caso de concurso de crimes ou de agentes criminosos?

397 do CPP, com redação determinada pela Lei n.º 11.719/2008, prevê a possibilidade de absolvição sumária do acusado, ou seja, um julgamento antecipado da lide penal, quando o juiz verificar a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do ...

É possível a absolvição sumária na primeira fase do Tribunal do Júri pela fundamentação da única tese de defesa a inimputabilidade?

Nos termos do artigo 415, parágrafo único, do Código de Processo Penal, o juiz poderá absolver desde logo o acusado pela prática de crime doloso contra a vida se restar demonstrada a sua inimputabilidade, salvo se esta não for a única tese defensiva.

Quais as hipóteses de absolvição sumária no procedimento sumário?

Posto isso, o artigo 415 do Código de Processo Penal prevê as seguintes hipóteses de absolvição sumária: a) estar provada a inexistência do fato; b) estar provado não ter sido o réu o autor ou partícipe do fato; c) estar demonstrado que o fato não constitui infração penal; d) estar demonstrada causa de isenção de pena ...

QUANDO E COMO UTILIZAR A ABSOLVIÇÃO DO ART. 397 DO CPP


44 curiosidades que você vai gostar

Quais as hipóteses de absolvição?

I – provada a inexistência do fato; II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato; III – o fato não constituir infração penal; IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Quais as hipóteses de absolvição sumária no procedimento ordinário?

Chamada por alguns doutrinadores de julgamento antecipado da lide, a absolvição sumária no procedimento comum ocorre nas seguintes hipóteses: a) Existência manifesta de causa excludente da ilicitude. b) Existência manifesta de causa excludente da culpabilidade, salvo inimputabilidade.

É possível a absolvição sumária no procedimento sumaríssimo?

Prevê expressamente a absolvição sumária no rito sumaríssimo dos juizados especiais criminais e o momento da resposta escrita do acusado, que deve anteceder a análise daquela pelo juiz. Encaminhado à publicação. À CCJ.

Quais são as causas de absolvição sumária do art 397 CPP?

397 do CPP) se fundamenta em causas subjetivas. A possibilidade de absolvição sumária, nos termos do art. 397 do CPP, repousa em causas objetivas (manifesta existência de causas excludentes de ilicitude e culpabilidade, atipicidade do fato e extinção da punibilidade do agente).



Outras questões

O que se faz na perícia médica?

Qual a natureza jurídica da decadência e da prescrição?

Quando é o dia mais curto do ano no Brasil?

Qual prazo para emplacar Moto Zero 2022?

Quais são os tipos de dados em programação?

O que igreja?

O que e patrimonio?

O que são telescópios ópticos?

Como casar sem pagar?

Qual o manequim da Isis Valverde?

O que são nódulos?

O que e verbos regulares?

Como são criadas as NRs?

O que é lampada dicroica led?

O que é criticismo?

Quanto tempo dura a Faculdade de Economia dos EUA?

O que é tecnologia realidade virtual?

Quanto tempo fica no organismo a droga?

Qual país lidera o ranking dos países com maior potencial instalado no mundo?

Qual a melhor especialização na área de farmácia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com