Na maior parte dos casos, informar CPF ou endereço é seguro. Isso porque os e-commerces usam essas informações somente para a entrega do produto e emissão de nota fiscal. Além disso, elas usam protocolos de criptografia para proteger os dados.
Geralmente, as principais consequências são relacionadas à sua reputação, uma vez que esses dados podem ser usados para:Compras a prazo em seu CPF;Algum tipo de empréstimo ou financiamento em seu nome;Aplicação de golpes a outras pessoas, utilizando seu nome;
Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.
O principal passo é notificar a empresa que concebeu algum crédito em seu CPF e o seu banco sobre a fraude, mostrando também provas sobre o golpe, como as consultas suspeitas em seu CPF ou o Boletim de Ocorrência feito na perda/roubo do documento.
Dados como CPF, data de nascimento, endereço, situação fiscal e até informações financeiras podem ser utilizados de formas diversas por pessoas mal intencionadas, seja para aplicar um golpe, pegar um empréstimo e sujar o nome da vítima na praça ou até filiar alguém a um partido político.
32 curiosidades que você vai gostar
Logo, os seus dados podem estar sendo utilizados para movimentar uma conta a qual recebe dinheiro oriundo de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, etc. Também, será que pode ocorrer a solicitação e ativação de cartão pré-pago para inserir quantia oriunda de crimes sem ter sua identidade exposta?
Com suas informações, os criminosos podem enviar vírus ao seu email ou celular por técnicas como o phishing, que engana a pessoa para que ela entregue seus dados pessoais ou instale um programa com a mesma finalidade.
Com o RG vencido, você pode ser barrado na hora de fazer outros documentos, se inscrever em concursos públicos, fazer cadastros em site, etc. Portanto, é bom ficar esperto e saber o que é preciso para validar sua identidade.
Você já postou ou enviou uma selfie mostrando seu RG, CNH, cartão de crédito, CPF, ou algum outro documento que contém seus dados? Se já, saiba que isso pode ser bastante perigoso, pois dessa forma você pode expor seus dados a qualquer pessoa e ser vítima de um golpe aplicado com seus dados.
Além disso, é possível acrescentar também a numeração de uma série de documentos, como:Título de eleitor.Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social.Certificado militar.Carteira Nacional de Habilitação.Documento de identidade profissional.Carteira nacional de saúde.NIS/PIS/Pasep.
As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Você precisa andar sempre com seu RG.
Consulta de CPF no Registrato, do Banco Central
O Registrado é uma plataforma do Banco Central onde o consumidor pode verificar se o seu CPF foi usado para abrir contas ou se há movimentações suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.
Os cidadãos que suspeitam de golpes usando seus documentos podem consultar a página oficial do benefício para saber se existem solicitações ilegais com os dados. Para isso, basta acessar o site da DataPrev (consultaauxilio.dataprev.gov.br), informar seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
A clonagem de documentos é feita por meio da digitalização do mesmo. Depois de digitalizado, o documento sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.
O Serasa Consumidor oferece um serviço de alerta que te informa a cada vez que houver uma tentativa de fraude com o seu CPF. O custo do serviço é baixo e você tem a tranquilidade de garantir mais segurança ao seu documento. Conheça o Antifraude.
Para fazer a consulta, basta realizar um cadastro no site do Registrato. Qualquer pessoa consegue verificar se o CPF está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em insituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.
Para rastrear essa compra, é necessário entrar em contato com a administradora do cartão (que normalmente trata-se de um banco emissor, diferentemente bandeira do cartão como a VISA ou MasterCard que tem com função manter o sistema operante), que será a responsável por rastrear e informar os dados da compra.
Qual é o nome do Hollow do Ichigo?
O que significa a cor azul Tiffany?
Quem contrata advogado particular têm direito à justiça gratuita?
Quanto tempo dura o repouso da cirurgia?
É nula a cláusula contratual que antecipadamente impliquem renúncia ao direito de preferência?
Qual o enredo de amar verbo intransitivo?
Como interpretar o tema da redação?
Quanto tempo depois do implante pode colocar a coroa?
Qual a porcentagem de oxigênio produzido pelas algas?
Qual o melhor exercício para endurecer as pernas?
O que provoca prolapso vaginal?
Quais os tipos de associação de capacitores?
Como saber retas concorrentes?
Quais são as providências quando houver falhas na comprovação do preparo?
O que é preciso para fazer adesivos personalizados?
O que acontece quando se adiciona vinagre ao leite?
O que fazer com pensamentos confusos?
Qual das capitais e mais antiga?