Embora a maioria dos flashes luminosos e moscas volantes não seja séria, pessoas com sinais de alerta devem procurar um oftalmologista o quanto antes. Pode estar ocorrendo uma doença no humor vítreo ou na retina e esperar alguns dias ou até mesmo algumas horas pode levar a uma perda de visão permanente.
O que são os flashes? Quando o gel vítreo se contrai, ele pode puxar a retina, causando a sensação de luzes piscando ou relâmpago. Estes são chamados de flashes. Você pode já ter experimentado essa mesma sensação, se você já foi atingido no olho e visto "estrelas".
Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.
Raramente a retina descolada causa de dor, geralmente os sintomas do descolamento de retina são de visão turva ou embaçada, flashes de luz, a sensação de que há insetos voando diante dos olhos e até mesmo a perda súbita da visão.
O descolamento inicial da retina pode ser localizado ou amplo, todavia se não se efetuar um tratamento rápido toda a retina pode descolar, levando à perda da visão e cegueira. O descolamento da retina é um problema grave e que necessita de tratamento urgente.
28 curiosidades que você vai gostar
Isso porque um dos fatores responsáveis pelo descolamento é a alteração do vítreo, o qual vem a se tornar mais liquefeito com o passar do tempo. Contudo, a prevenção do descolamento de retina começa com a realização regular de exames oftalmológicos de rotina a cada um ou dois anos.
Isso significa que se algum objeto externo entrar no vítreo (sangue ou outras células, por exemplo), ele irá ficar por lá. E quando esses pequenos pedaços de detritos oculares tampam a passagem da luz pelo olho, eles podem lançar sombras na retina. Essas são as sombras que percebemos como as moscas volantes.
Essas manchas coloridas são os fosfenos, e geralmente surgem por estímulos elétricos ou mecânicos, como esfregar os olhos ou bater a cabeça. Como resultado, impulsos nervosos gerados na retina são interpretados pelo córtex visual como pequenos flashes dentro do olho, sem necessidade de luz externa para brilhar.
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.
Quem faz a topografia do terreno?
O que calçar com calça alfaiataria?
Como saber se uma função converge?
Como colocar um array dentro de outro Java?
Como o psicólogo pode dar recibo?
Como rezar antes de dormir Umbanda?
Como alterar o Separador Decimal no Excel?
Quais são os tipos de variáveis?
Para que serve pH mais barrilha?
Como se dá o processo evolutivo?
Quanto tempo demora biópsia de pele?
Como tirar mancha da roupa com água oxigenada?