Um substantivo derivado de “tinta” é “tintura”.
Substantivos derivados são os originados de um radical preexistente.
...
Exemplos:caseiro (derivado) ▯ casa (primitivo)pedreira (derivado) ▯ pedra (primitivo)florista (derivado) ▯ flor (primitivo)
O substantivo primitivo é aquele que não se origina de palavras do próprio idioma. O substantivo primitivo pode originar outros substantivos, que serão os substantivos derivados.
A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas. ... Nesse sentido, são consideradas palavras derivadas aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da junção de prefixos e/ou sufixos ao radical das palavras primitivas.
No estudo da Língua Portuguesa, a aglutinação se refere a um processo de formação de palavras. Nesse processo de composição, ocorre a junção de duas ou mais palavras que dão origem a um novo termo.
17 curiosidades que você vai gostar
Substantivo primitivo: é aquele cujo nome não se origina de outro nome. Esse tipo de substantivo costuma dar origem a outras palavras. Substantivo derivado: é aquele cujo nome origina-se com base em outro nome.
Substantivo Primitivo é aquele que não deriva de nenhuma outra palavra da própria língua portuguesa. O substantivo limoeiro é derivado, pois se originou a partir da palavra limão. Substantivo Derivado é aquele que se origina de outra palavra.
Palavras primitivas: são palavras que servem como base para a formação de outra e que não foram formadas a partir de outro radical da língua. Exemplos: pedra, flor, casa. Palavras derivadas: são palavras formadas a partir de outros radicais.
Sendo assim, baseando-se em seu radical, podemos classificar os substantivos em: Primitivo: palavras que não derivam de outras. Derivado: vem de outra palavra existente na língua. Simples: tem apenas um radical.