Os baixos níveis de estrógeno no corpo da mulher e na elevação de progesterona durante esse período do mês são as causas para as alterações de humor.
"Nesse período do ciclo feminino é frequente uma fase de melancolia, de leve depressão; um sentimento um pouco de isolamento, de falta de vontade em relação às coisas, e um aumento da irritabilidade. Mas se você sofre do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, há uma exacerbação das questões emocionais e até físicas.
De acordo com a ginecologista Maria Elisa Noriler, é muito comum que a gente se sinta mais sensível durante a TPM e até chore com mais facilidade. “Isso tem relação direta com a queda do estrogênio e alterações dos neurotransmissores cerebrais, as endorfinas.
Opções de tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual
Como evitar a TPM?
Nosso corpo todo muda, incluindo a qualidade da pele e cabelos, além do peso. Junte tudo isso com o fato de que os níveis de hormônios femininos estão no teto nesse momento, o que pode justamente provocar as espinhas, atrapalhar o sono e aumentar as olheiras.
A diferença é que a TPM é algo que aparece cerca de uma semana, cinco, dez dias antes mulher menstruar e depois desaparece. Quando o fluxo começa, os sintomas da TPM começam a desaparecer”. Já a depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste.
Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, a nutricionista Gabriela Marcelino recomenda consumir alimentos ricos em vitamina B6. "Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes", explica a nutricionista.
Quando você come um alimento rico em açúcar ou gordura, algumas áreas no seu cérebro são ativadas, dando a sensação de prazer. Como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior. A TPM do tipo D está relacionada com os sintomas depressivos.
Marque uma consulta médica se você não está conseguindo controlar a TPM apenas com mudanças de estilo de vida. Busque ajuda de um (a) ginecologista e/ou endocrinologista também se os sintomas da TPM estão atrapalhando as duas atividades diárias, como trabalho e lazer.
Proponha um passeio, mas nada muito pesado, uma caminhada ou jantar fora pode ser melhor do que sair para a balada. Se durante a TPM ela fica mais quieta e desanimada para realizar atividades diferentes, respeite o seu pique. Ela pode sentir ainda alguns sintomas físicos da TPM e que precedem a menstruação, assim, pode sentir dor e desconforto.
Tem como usar furadeira para parafusar?
Como usar gliconato de clorexidina?
O que passar no rosto antes do gua sha?
Como usar as habilidades no Destiny 2?
Como adicionar imagens em slides do PowerPoint?
Como referenciar mapa de acordo com a ABNT?
Qual o melhor aplicativo para marcar quilometragem?
Quais os benefícios da glicerina bidestilada?
Porque se mede a velocidade dos barcos em nós?
Como passar gelatina no cabelo liso?
Como referenciar Datasus Tabnet?
Como passar cetoconazol no cabelo?