As pintas saudáveis nascem conosco e continuam surgindo principalmente até a juventude. Seu visual é bem variado: vai do marrom ao bege, pode ter relevo e pelos… Porém, mais importante do que a estética são as mudanças ao longo do tempo. Uma pinta normal não sofre modificações.
As pintas aparecem quando se formam “bolinhos” de melanócitos sob a pele. Os melanócitos são as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Uma no centro da garganta representa um caráter selvagem que pode causar dor em sua família. Pintas abaixo do cotovelo demonstram compaixão; já as que ficam entre o ombro e o cotovelo indicam que a pessoa vai ganhar dinheiro facilmente. Simbolizam poder, com alto status na sociedade ou na profissão.
Acredita-se que os sinais de nascença são formados durante a infância ou, no caso das mulheres, na gravidez. De qualquer maneira, é possível interpretar este sinal, tanto o de nascença como o adquirido. Revela a sensualidade e a tendência artística.
A retirada de pintas é considerada uma microcirurgia, que não causa nenhum tipo de dor e totalmente segura. O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi.
As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
“São mais comuns em pessoas de pele clara, e parece haver uma relação com a quantidade de exposição ao sol”, diz Gustavo Alonso Pereira, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. As pintas costumam aparecer até os 30 anos de idade. A partir daí, tornam-se menos freqüentes e depois dos 50 são raras.
A pinta pode virar um câncer de pele, especialmente um grave melanoma. Isso ocorre diante do excesso de radiação solar ou se a região é lesionada constantemente. Para flagrar e barrar as alterações, recorra à regra do ABCDE: Pintas comuns possuem lados proporcionais.
As pintas inofensivas costumam ter apenas uma cor, enquanto o melanoma pode ter vários tons diferentes. Pintas com diâmetro de mais de 6 milímetros têm maior risco de se tornarem um tumor maligno. Pintas que mudam de tamanho, cor, formato ou relevo entre um e três meses devem ser analisadas por um dermatologista.
Qual o melhor Maps de navegação?
Quantos hosts tem uma rede 16?
Qual a diferença entre o Jesus histórico e o Cristo da fé?
Quem matou o Thanos na Guerra Infinita?
Qual a diferença entre pneu radial e Cinturado?
Qual a capital mais cara para se morar no Brasil?
Qual o nome dos piratas do Law?
Quanto tempo demora pra secar o verniz automotivo?
Como saber o andamento de um processo trabalhista com o CPF?
Que dia fecha o quarto bimestre?
Quais os perfumes que mais exalam?
Qual é a diferença entre hipertireoidismo e hipotireoidismo?
Quantas estrofes possui o poema Minha Terra?