No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
O hábito de lavar o alimento costuma ser mais comum com o arroz branco. Mas, de acordo com a nutricionista, essa recomendação também vale os outros tipos de arroz, como o integral e o parboilizado, por exemplo. "O ideal é que nenhum arroz seja lavado e é até recomendável olhar na embalagem se tem essa recomendação.
Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
Segundo especialistas, colocar mais água na panela ou deixar o arroz de molho durante a noite é a melhor maneira de liberar possíveis vestígios de arsênico. ... Infelizmente, o modo mais comum de prepará-lo – duas medidas de água para uma de arroz – não é o ideal.
Portanto, não é recomendado a lavagem desse alimento. O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias. Além disso, ao ser levado ao fogo em altas temperaturas, se tiver algum microorganismo prejudicial à saúde, ele será eliminado durante o cozimento.
Cozinhar arroz ao lavá-lo repetidamente com água quente fresca pode remover grande parte do arsênio armazenado nos grãos. A descoberta é uma dica valiosa, que poderia diminuir os níveis da substância tóxica em um dos alimentos mais populares do mundo.
Como já dissemos acima, você não deve refogar o arroz integral. No entanto isso não quer dizer que você não deva temperá-lo. Em uma panela refogue o alho e a cebola e em seguida adicione água, sal e por último o arroz. Fazendo dessa forma o seu arroz ficará gostoso sem ficar duro.
Razões para não lavar o arroz. Quando lavamos o arroz, ocorre uma perda de nutrientes, que podem fazer falta ao seu organismo. A retirada deles pode causar, a longo prazo, problemas de saúde como inflamações e fraqueza. Como o arroz é um alimento seco e não conduz bactérias, não há muita necessidade de lavá-lo antes do cozimento.
Por outro lado, alguns tipos de arroz mais processados precisam, sim, ser lavados antes do cozimento. É o caso dos parboilizados, que recebem clarificação, aromatizantes, conservantes e banhos industriais antes de serem embalados.
Porém, em alguns casos, o cuidado para higienizar esse grão pode acabar surtindo um efeito negativo no resultado final do alimento. De acordo com o nutricionista Breno Lozi, por ser um alimento seco, o arroz não se torna um veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro-organismos.
Para conservar o arroz, guarde-o numa caixa hermeticamente fechada, em local seco e arejado, se possível a uma temperatura entre 15 a 17º C. Evite colocá-lo perto de alimentos com cheiro intenso, como especiarias, pois absorve odores estranhos com facilidade.
Dá para fazer transferência de veículo online?
Quem foi o primeiro tradutor da Bíblia para o português?
Quais são os tipos de declarações que podem ser emitidas por uma empresa?
O que fazer para ter uma convulsão?
Qual a função de um delegado de polícia?
Qual o melhor exame para avaliar o coração?
Como elogiar um excelente profissional?
Qual a nova criptomoeda do Vale do Silício?
Para que serve o filtro de ar nos carros?
Como descobrir o protocolo Redesim?
Quantos países tem a Inglaterra?
Qual a importância do feedback para o desenvolvimento?
Como fazer o WhatsApp com o chip da TIM?
Quais são as características estruturais dos anticorpos?
Qual a aplicabilidade da Súmula 372 do STJ ao atual sistema processual?