Eles podem ser classificados de acordo com a profundidade da água da seguinte forma: Zona litoral: região entre os limites das marés, ficando exposta periodicamente. Zona nerítica: região do mar sobre a plataforma continental que se estende até 200 m de profundidade, sendo iluminada pela luz solar.
Zona úmida ou alagados: áreas de solo saturado com água e que abrigam uma vegetação característica. São exemplos os pântanos e brejos. Quando associado ao ambiente marinho temos os manguezais. Zona lêntica: áreas de água com pouco fluxo ou paradas, como lagos, lagoas, poças e reservatórios subterrâneos.
Os ecossistemas aquáticos são classificados conforme as características de: temperatura, salinidade, movimentação da água, profundidade e incidência de raios solares. Os ecossistemas marinhos incluem os mares e oceanos, os quais cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre.
Os ecossistemas aquáticos estão divididos em pântanos, lagos, lagoas, mangues, estuários, rios, córregos, mares, geleiras, lençóis freáticos, restingas, entre outros. Cada um com suas particularidades.
Os ecossistemas terrestres e os aquáticos são caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo e atmosfera, nos ambientes, mantendo complexas relações entre si.
Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.
Da mesma forma como ocorre em ecossistemas terrestres, os aquáticos também apresentam diversos tipos de relações ecológicas e interação entre os fatores bióticos e abióticos. Os ecossistemas aquáticos são classificados conforme as características de: temperatura, salinidade, movimentação da água, profundidade e incidência de raios solares.
O equilíbrio dos ecossistemas aquáticos é de extrema importância para a vida, afinal estamos lidando com um bem natural e vital, a água. Assim como é essencial para a vida do homem, a água é essencial para todo organismo vivo do planeta, animais e vegetais. Porém a situação atual dos ecossistemas aquáticos é alarmante.
Conheça os dois tipos principais de ecossistemas aquáticos: Os ecossistemas marinhos incluem os mares e oceanos, os quais cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre. Eles podem ser classificados de acordo com a profundidade da água da seguinte forma: Zona litoral: região entre os limites das marés, ficando exposta periodicamente.
Ecossistema é um conjunto de populações que vivem em uma determinada região e interagem entre si e com o meio.
Qual a diferença de parafusadeira e furadeira?
Qual vacina mais matou no mundo?
Quanto é a hora-atividade do professor?
Qual é a figura de maior duração utilizada atualmente?
Quais as implicações positivas e negativas do trabalho terceirizado para o trabalhador?
Como achar adesivos no Instagram?
Pode ser classificada como políticas constitutivas?
Quais as características da arte pública?
Qual o maior rio do Brasil em KM?
O que fazer quando o bebê está chiando muito?
Quais os malefícios do milho para a saúde?
Qual é a origem da palavra sabedoria?
Quanto custa uma Certidão de Inteiro Teor do imóvel?
O que é psicologia cognitiva e dê um exemplo detalhado?
O que se pode fazer com um salário de 10 mil?
Quais são classificados os fungos Cite um exemplo de cada grupo?