Muito dó ou Muita dó ? A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).
A forma correta de escrita da palavra é muito. Embora a pronúncia correta da palavra seja “muinto”, a escrita da palavra com a consoante n está errada.
Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto. Dó significa também a primeira nota musical da escala natural em modo maior.
- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”. Mas o correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina.
27 curiosidades que você vai gostar
Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...
O uso consagrou a forma uma dó . Porém, Professor Pasquale explica que a palavra usada para descrever um sentimento de pena é substantivo masculino. Assim, na norma culta, o correto é um dó .
Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Significado de Muitos
Etimologia (origem da palavra muitos). Plural de muito.
Significado de Dó
substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)
Depende do que se pretende dizer: a) «Ele obteve muito bons resultados» = «Ele obteve resultados que são muito bons»; b) «Ele obteve muitos bons resultados» = «Ele obteve muitos resultados que foram bons.»
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de muito(s), muita(s). – Esse livro traz bastantes exemplos de como produzir uma mini-horta.
► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.
Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar. Se muito for para o plural, o mesmo deverá ocorrer com bastante: Tenho bastantes (muitos) problemas. Elas estão bastante (muito) cansadas.
Morfologicamente, o que circunstancia a semântica de um verbo é conhecido como advérbio (“muito” é, portanto, um advérbio de intensidade). Os vernaculistas afirmam categoricamente que esta classe gramatical é invariável, ou seja, não admite variações em gênero ou número.
advérbio Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato! Em que há exagero e excesso; abundantemente: a empresa produziu muito.
A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).
As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.
...
Masculino é usado para caracterizar substantivos no masculino:sexo masculino;nome masculino;banheiro masculino;calçado masculino.
A energia de ter pena é a dor que você sente quando vê o sofrimento de alguém. Essa energia é receptiva e passiva. Ao ver um cachorro machucado na rua, por exemplo, em vez de cuidar dele, você tem somente dó. Portanto, é a sua dor que lhe incomoda e isso não lhe motiva a um outro estado vibratório.
A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino. Assim, dizer a musse está correto e dizer o musse está errado. A palavra musse é um substantivo comum feminino e se refere a uma comida leve e cremosa que pode ser doce ou salgada feita com claras de ovos.
Qual a fórmula para achar a aceleração?
Quando é indicado o cateterismo cardíaco?
Qual a função dos mastócitos no tecido conjuntivo?
Como saber o órgão autuador da multa?
Qual é a missão do Banco Central do Brasil?
Quais os nomes das danças urbanas?
Como faço para ninguém me ver online no ZAP?
O que significa a palavra dizia?
O que é acessibilidade Digital?
Quais são os efeitos colaterais do Labirin?
Qual foi a primeira revista do mundo?
O que caracteriza a arte na Grécia antiga?