Para os que dizem que está errado, a explicação é simples: primeiramente advém de primeiro, um numeral. Como numeral não pode formar advérbio, não estaria correto fazer uso de primeiramente, até porque ninguém escreve segundamente, terceiramente, e assim por diante.
Em primeiro lugar: 1 primeiro, antes, antes de tudo, anteriormente, inicialmente, primordialmente, previamente, à frente, preliminarmente, primitivamente, a princípio, no início, no começo.
1. Que precede a todos (na série do tempo, do lugar ou da ordem).
Se quiser elencar prioridade ou relevância de uma informação, por exemplo, você pode usar o “primeiramente”. Já para contrapor uma ideia à outra, é possível usar o “por outro lado”, “em contrapartida”, “apesar disso”, e muitos outros.
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.
17 curiosidades que você vai gostar
Ótimos para apresentar complementos de ideias ou encadear algo apresentado antes:além disso;ademais;bem como;inclusive,mas também;não só;por outro lado.
Para os que dizem que está errado, a explicação é simples: primeiramente advém de primeiro, um numeral. Como numeral não pode formar advérbio, não estaria correto fazer uso de primeiramente, até porque ninguém escreve segundamente, terceiramente, e assim por diante.
Não use as palavras generalizadoras, afinal sempre há uma exceção, um contra exemplo ou algo assim. Por exemplo: “Todos jogam lixo no chão” ou “Ninguém faria isso” ou “Isso jamais vai acontecer, é impossível.” Essas frases são um tipo de argumentação apelativa, elas não têm consistência.
“Segundamente”
De acordo com Carolina, muitos estudantes usam “segundamente” no terceiro parágrafo, para complementar uma informação ou argumento. Mas a verdade é que essa palavra não existe.
5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum“Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? ... Interjeições. ... Contrações. ... Vícios de linguagem. ... “E” repetidamente.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
4 sinônimos de a primeira para 1 sentido da expressão a primeira: Que se destaca em alguma coisa: 1 rainha, a melhor, o destaque, a principal.
Significado de Preambular
adjetivo Que se refere ao preâmbulo; período introdutório; que serve de prefácio a alguma obra. Etimologia (origem da palavra preambular). Preâmbulo + ar.
Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
16 sinônimos de ademais para 1 sentido da palavra ademais: Acrescenta algo ao que já foi referido: 1 além disso, além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, e depois, demais, mais, ainda, também, de resto, aliás, outrossim.
Significado de Segundamente
advérbio [Popular] Em segundo lugar; imediatamente após o primeiro: primeiramente, vamos falar dos projetos; segundamente dos cálculos e custos. [Gramática] Este advérbio é considerado de uso incomum. Etimologia (origem da palavra segundamente).
Significado de Terceiramente
advérbio [Pouco Uso] Em terceiro lugar; que ocupa a terceira posição; que está em terceiro numa sequência. Etimologia (origem da palavra terceiramente).
Significado de secundariamente: É o que vem depois de primeiramente.
Palavras totalizantes, como “sempre”, “tudo”, “nada”, “todos”, “ninguém”, “jamais” ou palavras de sentido coletivo, como “população”, “família”, “sociedade”, “juventude”, são armadilhas para as generalizações.
9- Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: pois , a saber , isto é , por exemplo , porquanto … 10- Expressar uma ideia de objetivo, intenção, é muito fácil!
Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.
Afinal, pode usar a 1ª pessoa na redação do Enem? A resposta é não. A professora de redação e português do Cursinho Apoio Reforço Escolar, Sandra Rosa Garufi, explica que o uso da primeira pessoa, tanto do singular quanto plural, é típico dos textos narrativos, que não é o estilo de texto permitido no Enem.
Quando usar ademais? Ademais é um advérbio, sinônimo de além disso, aliás, além do mais. É usado para acrescentar uma informação a algo que já tinha sito dito anteriormente. Vem sempre acompanhado por vírgulas.
Ao se examinarem alguns …, verifica-se que … . Pode-se mencionar, por exemplo, …
...
Outras frases:Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……Fazendo um estudo de ……., percebe-se, por meio de ……, ….
Há um conectivo no início do parágrafo (além disso) que acrescenta uma ideia, dando continuidade em relação à ideia que foi apresentada no parágrafo anterior. No meio do parágrafo, há mais três conectivos que interligam as ideias dos períodos (“nesse viés”, “dessa maneira” e “por conseguinte”).
Quanto se ganha com uma carreta por mês?
O que diz o artigo 167 do CTB?
Qual a porcentagem de pessoas com HPV?
Qual o benefício do umidificador?
Quanto tempo demora para puxar um dente canino?
Qual idade para estudar no Sesi?
Quanto tempo dura uma lata de leite condensado cozido?
O que significa amaldiçoar alguém?
Quantas horas tem 1 dia e uma noite?
O que significa Souto em inglês?
Quanto ganha tecnico segurança do trabalho?
O que significa uma mulher fácil?
Qual dia da semana é o Dia de Iemanjá?
O que acontece se a pessoa passa muito tempo sem comer?
Qual é a definição de adução anatomia?