A palavra didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική, que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.
O papel principal da didática seria ajudar a construção do conhecimento, desenvolvendo o processo de interpretação e organização do aluno, não algo como dado, mas sim, desenvolvido cognitivamente.
Didática é uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino- aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica. Podemos perceber que nas definições acima aparecem os termos educação, ensinar, aprendizagem, processo, prática pedagógica.
A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.
29 curiosidades que você vai gostar
Existem dois tipos de pesquisa didática: a naturalista, que analisa uma prática já utilizada em sala de aula, e a intervencionista, que estuda a interação entre professor, aluno e conteúdo por meio de projetos de ensino, seqüências didáticas e atividades elaboradas com essa finalidade.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.
Compreender limites e possibilidades da atuação docente no cotidiano do trabalho do professor e na formação da sua identidade profissional; Avaliar, propor e se posicionar criticamente em relação ao sistema de ensino em sua relação prática com as práticas organizativas, pedagógicas e curriculares da escola.
É uma relação dinâmica na qual o professor dirige o processo de ensinar. Isso significa que, com a parceria dele, o próprio aluno vai ampliando suas capacidades cognoscitivas. E assim realiza, ele mesmo, as tarefas de aprendizagem. O ensino desenvolve uma relação num determinado contexto social.
Pode tomar chá de alecrim com antidepressivo?
Como fazer para aparecer as mensagem do WhatsApp na tela?
Como é feito a elaboração do orçamento público?
Quais são os recursos que não precisam de preparo?
Quanto custa o exame de citomegalovírus?
Porque fica roxo quando faz ventosa?
Qual o significado de fratura consolidada?
O que é biodiversidade de exemplos?
Como fazer o Windows mostrar a extensão do arquivo?
Como calcular a probabilidade de um evento não ocorrer?
Quanto gasta um cooktop elétrico?
Porque a pessoa sente fome rápido?
Quanto Posso comprar no CPF por ano?
O que é aromatização hormonal?
Quantos km andar para perder 500 calorias?