O verbo acabar também merece uma observação. Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar".
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.
Portanto, continue a leitura e mãos à obra!Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ... Tenha sempre um livro à mão. ... Sempre escreva ao final do dia. ... Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ... Revise seus próprios textos. ... Não dependa do corretor ortográfico. ... Pense no leitor.
Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração.
26 curiosidades que você vai gostar
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
Seu uso costuma ser restrito a contextos de extrema formalidade, não sendo uma expressão muito comum no dia a dia, já que informalmente costuma-se optar apenas pelo uso da preposição “com” no lugar de “para com”. Observe o uso nos exemplos a seguir: Ele tem muito respeito para com os mais velhos.
Quando usar o "há" Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Quanto tempo um soldado fica na Aeronáutica?
Como se chama a pessoa que tem mania de roubar?
Qual horário posso acender vela para pomba?
Como deixar uma planilha mais profissional?
Qual fenômeno no mundo do trabalho ocorreu a partir da década de 70?
Qual necessidade está no topo da Pirâmide de Maslow?
Quem é o declarante na certidão de óbito?
O que quer dizer a palavra Shekinah?
Qual a cidade da Bahia que tem menos população?
Como tirar a crosta de gordura da panela?
Qual a diferença entre médico especialista e residente?
Quanto descontar do peso da roupa?
Qual jogador mais veloz do mundo?