Plural dos dias da semana O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras.
Assim, segunda-feira e os restantes dias da semana deverão continuar sendo escritos com hífen:
Sextas-feiras é o plural de sexta-feira. O mesmo que: sextas.
Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.
O plural de quinta-feira é quintas-feiras. As grafias quintas-feira e quinta-feiras estão incorretas e não existem na língua portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro ortográfico. Significado: devemos usar o plural de quinta-feira sempre que nos referirmos a mais de um dia da semana com o mesmo nome.
Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica. ... Veja só: as palavras terminadas em –al são substituídas por –is, quando em plural.
A palavra segunda-feira é um substantivo composto por justaposição das palavras segunda e feira: segunda + feira = segunda-feira. Segundo o novo acordo ortográfico, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma palavra com significado próprio.
Calendários semanais em língua portuguesa são usualmente representados de duas formas, de domingo a sábado e de segunda-feira a domingo, o mesmo ocorrendo com a língua inglesa, de sunday a saturday e de monday a sunday, e também com a língua espanhola, domingo a sabado ou de lunes a domingo.
A palavra quinta-feira é formada pelo processo de composição por justaposição. Nesse processo, duas palavras se unem e formam um novo vocábulo: quinta+feira = quinta-feira.
As grafias quintas-feira e quinta-feiras estão incorretas e não existem na língua portuguesa. Seu uso, portanto, acarretará em um erro ortográfico. Significado: devemos usar o plural de quinta-feira sempre que nos referirmos a mais de um dia da semana com o mesmo nome. Trata-se do quinto dia da semana e do quarto dia útil.
O plural de quinta-feira é quintas-feiras, com os dois elementos no plural. A nova ortografia criou regras específicas para a formação do plural de palavras compostas, como no caso do vocábulo em questão, e isso gerou várias dúvidas com relação à gramática portuguesa.
[...] acontecem às qua rtas e quintas-feiras depo is da primeira segunda-feira de cada mês, mas à vezes existem exceções quando as reuniões são realiz adas às terças e quar tas-feiras.