Brincar é um dos principais meios de aprendizagem da criança e permite o desenvolvimento da coordenação motora ampla, da coordenação motora fina, desenvolve a comunicação, habilidades de aspectos sociais e cognitivos e melhora o convívio. Por isso é tão importante à garantia da convivência em escolas comuns.
Nada de viagens à Disney ou parques de diversões. Brincar no parquinho, fazer guerra de água, montar uma cabana, andar de bicicleta e jogos ao ar livre, como esconde-esconde, ficaram no topo da lista.
"É comprovado cientificamente que brincar é atividade essencial para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças." ... De acordo com a especialista, é pelo brincar que a criança tem oportunidade de entender o mundo e aprender sobre si mesma e sobre os outros.
Pode ser arrumar a cama, regar uma plantinha, ajudar a fazer a lista do supermercado, colocar a toalha de banho para secar, enfim pequenos gestos colaborativos, que na verdade as crianças sempre deveriam ser estimuladas pelos adultos a terem.
10 benefícios de brincar que você deveria conhecer
Um dos processos de desenvolvimento cognitivo da criança é a brincadeira, que tem suma importância na infância, além de ser um instrumento de aprendizado, pois enquanto brinca, ela tem uma visão maior de mundo. ... A criança que não brinca, não adquire essa capacidade de aprender a resolver conflitos.
Mas não seja muito rígido: tudo bem seguir essa programação mais lentamente, não precisa imitar exatamente o que a criança faria na escola.
Devemos aprender com as crianças como agir em todos os aspectos da nossa vida e, talvez assim, consigamos melhorar o mundo em que vivemos. As crianças têm uma espontaneidade incrível. Não existe maldade nem mentira em seus corações, por isso elas falam o que realmente estão sentindo sem se envergonharem por isso.
Se a criança já tiver pelo menos dois anos já dá para levá-la para a cozinha e preparar pratos fáceis, como um bolo ou uma salada de frutas. Veja aqui algumas ideias para uma brincadeira saborosa. É uma brincadeira antiga, mas ainda vale a pena.
A criança pode confeccionar o próprio jogo. Veja alguns exemplos aqui. Não conheço uma criança que não goste de brincar com uma caixa. Ela pode criar um carrinho, um foguete, uma casinha de bonecas e tudo mais que a imaginação quiser. Nada como um balanço e um escorregador para acalmar uma criança.
A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe. Ela pode ser feita no quintal de casa ou mesmo em vasos na área de serviço. A hortinha ocupa pouco espaço e a criança pode ajudar também na escolha das sementes ou mudinhas.
Sob supervisão de um adulto, podem recortar figuras e colar, criando uma história. Precisa de pelo menos dois participantes, mas se tiver mais crianças dá para fazer grupos e um fazer a mímica para o outro. Também pode ser feito por temas, como filme, música, palavras, etc.
Qual a diferença do WhatsApp comercial?
Como funciona uma ventosa industrial?
Como ativar cerca elétrica Intelbras?
O que é taxa conta garantida Sicoob?
Como funciona a vigilância Solidária?
Qual banco trabalha com Western Union?
Como iniciar um Banco de Dados Oracle?
Como montar um estúdio de locução?
Qual tipo de tinta para pintar acrilico?
Como fazer uma saia havaiana de TNT?
Como criar um espaço maker na escola?
Como montar um look com roupas básicas?
Como montar um negócio de coxinha?