O choque cardiogênico é o resultado de um baixo débito cardíaco levando a uma hipoperfusão tecidual, falência de múltiplos órgãos e morte. A despeito da evolução na medicina seu prognóstico ainda é muito ruim, com mortalidade acima de 40%.
O choque cardiogênico ocorre devido à incapacidade do ventrículo esquerdo em gerar fluxo arterial adequado para entrega de sangue oxigenado para os tecidos periféricos. A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica.
Os sintomas que podem indicar um possível choque cardiogênico são:Respiração rápida;Aumento exagerado do batimento cardíaco;Desmaio repentino;Pulso fraco;Suor sem causa aparente;Pele pálida;Pés e mãos frios;Diminuição da quantidade de urina.
O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.
O estado de choque pode surgir por diversas causas e, para cada caso, o choque tem uma definição específica, como choque anafilático, séptico ou hipovolêmico, por exemplo.
...
5 principais tipos de choque: sintomas e tratamentoChoque séptico. ... Choque anafilático. ... Choque hipovolêmico. ... Choque cardiogênico. ... Choque neurogênico.
36 curiosidades que você vai gostar
O estado de choque caracteriza-se por uma oxigenação insuficiente dos órgãos vitais, que acontece devido a uma insuficiência circulatória aguda, que pode ser causada por fatores como trauma, perfuração de órgãos, emoções, frio ou calor extremo, cirurgias, entre outros.
Os pacientes apresentam dor torácica, dispnéia, taquicardia e distensão das veias do pescoço. Nos pacientes em ventilação mecânica ocorre um aumento na pressão de pico necessária para oferecer o mesmo volume corrente, devido ao aumento da pressão intrapleural 12.
Os sintomas do choque hipovolêmico são decorrentes da perda excessiva de líquidos e podem incluir: náuseas e vômitos; cansaço excessivo e tontura; dor de cabeça progressiva e constante; confusão; dedos e lábios azulados e sensação de desmaio.
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
Quais são os requisitos da petição inicial?
O que é bom para abrir as vias respiratória?
Qual a importância dos jogos na escola?
O que são os recursos naturais renováveis?
Faz mal usar absorvente diário?
Por que a imagem é importante para a literatura infantil?
Quais os princípios para atendimento ao trauma?
De quem é a teoria da lei do retorno?
Qual a diferença entre irradiação e vibração?
Qual o sintoma de colite no intestino?
Quanto mais melhor ou quanto mais melhor?
O que precisa para tirar RG infantil em Recife?
O que significa sem exceder 6?
Quais os tipos de dispensa de licitação?
O que é uma intuição intelectual?
Como realizar uma entrevista de desligamento de maneira humanizada?