Através do jogo simbólico, também conhecido como brincadeira de faz de conta, a criança pode imaginar, criar, imitar, assumir diferentes papéis e experimentar situações distintas. Pode encurtar tempos ou estendê-los, bem como atribuir diferentes significados aos objetos que manipula.
Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.
O jogo simbólico é frequentemente uma imitação da realidade, por isso, ele auxilia no desenvolvimento da observação e da imitação. Isso permite trabalhar o pensamento abstrato e fingir experienciar o que o outro experimenta.
A criança ao mesmo tempo em que brinca individualmente pode transformar o jogo simbólico em coletivo, basta se juntar com mais crianças. Para Vygotsky (2003 pg. 60), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança.
No que diz respeito à educação infantil, as brincadeiras de jogo simbólico exercem a função de máxima importância, permitindo promover à criança um momento único de desenvolvimento, no qual ela exercita a sua imaginação, a capacidade de criar e de fantasiar situações lúdicas.
45 curiosidades que você vai gostar
E simbolismo conceitua-se como uma expressão realizada mediante símbolos. Da mesma forma com que a criança cria suas fantasias, o adulto mesmo sem perceber, está a todo o tempo simbolizando coisas.
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação (Piaget, 1975).
Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.
A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas.
Para Vygotsky, citado por Baquero (1998), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, na quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade com contexto cultural e social.
Represente músicas. No brincar simbólico com a criança autista, interpretar as ações onde um é o cravo e o outro a rosa e construir um brincar projetando essas ações é muito enriquecedor para este tipo de desenvolvimento. Em tempos que estamos em casa e cada vez mais precisamos nos reinventar no brincar com crianças.
Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
As brincadeiras de faz de conta são jogos simbólicos, porque se baseiam no uso de símbolos, ou seja, usamos algo para representar outra coisa. As crianças podem usar um objeto para representar outro, como fingir que uma colher é uma escova de cabelo, ou que uma toalha é uma capa.
2) Brincando de faz-de-conta — Para realizar esta atividade, incentive que os familiares leiam para a criança histórias sobre princesas e príncipes de sua preferência. Oriente que explorem bastante os elementos dessas histórias, tais como imagens, personagens, cenários, acessórios usados pelos personagens etc.
Para VIGOTSKI (2007), o brinquedo tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, pois com ele, as crianças colocam em prática a sua imaginação, aprendem a respeitar regras e tem a capacidade até mesmo de elaborar uma. Na vida os desejos não são satisfeitos imediatamente.
Estimula o indivíduo a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que vive. Por meio do jogo, a criança pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa.
O atributo principal do jogo de exercício é a reprodução de movimentos e ações que praticam as funções tais como andar, correr, saltar e outras. Inicia-se com o surgimento da função simbólica, no final do segundo ano de vida, quando a criança adentra na etapa pré-operatória do desenvolvimento cognitivo.
A função simbólica é a capacidade de representar algo, ou seja, tem relação com a crianção de imagens mentais sobre algo. A brincadeira simbólica vai além de uma atividade lúdica, ela pode revelar muito dos interesses individuais da criança, suas necessidades e o nível de desenvolvimento cognitivo já alcançado.
Como vimos, a função simbólica, que surge por volta dos dois anos de idade, é a função de representação, pois permite a evocação representativa de um objeto ou acontecimento ausente (significado) por meio de um significante diferenciado.
A capacidade de simbolizar marca a passagem de período
Uma conquista mais significativa, porém, aparece quando a criança desenvolve a capacidade semiótica - ou seja, a habilidade de atribuir valor simbólico às coisas.
O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação.
Estamos diante de um ser que é fruto de uma história pessoal e coletiva, e que a união desses significados vivem em seu universo simbólico. ... É sobre esse universo dos símbolos dentro do ser que o terapeuta vai se debruçar, buscar compreender, trazer à consciência.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
5 Ideias Para Estimular a Brincadeira de Faz de Conta. Geralmente dos 2 aos 5 anos de idade, as crianças entram em uma fase de jogos simbólicos. ... Recriar Personagens. Toda criança tem seu desenho animado e filme prediletos. ... Brincar de Detetive. ... Fazer Transformações. ... Estimular a Leitura. ... Modificar Histórias.
Ou seja, com as brincadeiras de faz de conta ele consegue digerir e acomodar as diversas experiências pelas quais passa, bem como os sentimentos e as emoções que vivencia. Além disso, o faz de conta ajuda a criança a desenvolver habilidades como a criatividade, empatia e competências sociais na infância.
O que fazer com porta de armário?
O que causa o dedo em gatilho?
Qual a importância da educação a distância nos dias atuais?
Como funciona um redutor planetário?
Como renderizar vídeos mais rápido no Blender?
Como é feita a extração de areia?
Quando é cabível recurso extraordinário?
O que significa a palavra Desmoramento?
Como funciona um reator tokamak?
O que significa a palavra Foguinho?
Como o reconhecimento de voz funciona?
O que significa estar à flor da pele?
Como é o processo de remoção de tatuagem?
Qual é a família silábica do W?