As duas formas são corretas. Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue.
O certo é "TINHA ENTREGADO". Quando o verbo apresenta dois particípios (=verbos abundantes), a regra é a seguinte: a) Com o verbo auxiliar TER (ou HAVER), devemos usar a forma regular (=com terminação "-ado" ou "-ido").
adjetivo Entregado; que se conseguiu entregar a alguém; cuja posse foi confiada a outra pessoa: os produtos foram entregues na loja. Que se encontra completamente absolvido por algo: entregue ao álcool. Absorto; que se volta para si próprio: entregue aos pensamentos.
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
41 curiosidades que você vai gostar
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo entregar, que é um verbo abundante. Entregado é o particípio regular e entregue é o particípio irregular.
1. Estar entregue. Estar muito doente, desacreditado.
As duas formas são corretas. Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue.
As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.
Nas orações reduzidas de infinitivo, o verbo ser pode ir para o plural: "Estas são as medidas a ser ou serem tomadas"; "Aqui estão os exercícios para ser ou serem feitos". Nas orações reduzidas, temos um caso de concordância facultativa.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.
constam Constam vem do verbo constar. O mesmo que: figuram, incluem, consistem, inserem, mencionam. Passar por certo, evidente: consta que... consta s.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal.
...
Verbos que têm apenas particípio regularVerbo cantar: cantado;Verbo estudar: estudado;Verbo comer: comido;Verbo viver: vivido;Verbo partir: partido;Verbo dividir: dividido.
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
Pronomes adjetivos são aqueles que modificam os substantivos que acompanham, tal como fazem os adjetivos. Desta forma, esse tipo de pronome concorda em gênero e número com os substantivos. Exemplo 1: Os pensamentos voam como o vento.
Como saber se o Cachorro vai ficar grande quando adulto?
Como saber se meu filho tem epilepsia?
Como tirar mancha de sangue da calcinha com bicarbonato?
Como tirar manchas de sangue com água oxigenada?
Como saber se o boleto do IPTU RJ é verdadeiro?
Como tirar mancha de sangue antiga do tecido?
Pode dar Luftal para cachorros?
Como acabar com a fluorose dentária?
Como saber se o Crea-sp está ativo?
Como saber se o camarão está ruim?
Como saber se meu HD e SATA ou SSD Windows 7?
O que causa intoxicação em cachorro?
Como fica a prorrogação do auxílio-doença 2021?
Quais os sintomas da má digestão?
Como tirar mancha de silicone do banco?
Como deixar um homem do signo de câncer com ciúmes?