As duas formas são corretas. Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue.
O certo é "TINHA ENTREGADO". Quando o verbo apresenta dois particípios (=verbos abundantes), a regra é a seguinte: a) Com o verbo auxiliar TER (ou HAVER), devemos usar a forma regular (=com terminação "-ado" ou "-ido").
adjetivo Entregado; que se conseguiu entregar a alguém; cuja posse foi confiada a outra pessoa: os produtos foram entregues na loja. Que se encontra completamente absolvido por algo: entregue ao álcool. Absorto; que se volta para si próprio: entregue aos pensamentos.
Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.
O particípio é a forma nominal que expressará o resultado do fato verbal, ou seja, indicará uma ação já realizada, finalizada.
41 curiosidades que você vai gostar
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).
O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo entregar, que é um verbo abundante. Entregado é o particípio regular e entregue é o particípio irregular.
1. Estar entregue. Estar muito doente, desacreditado.
As duas formas são corretas. Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue.
As duas formas são corretas. Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.
Nas orações reduzidas de infinitivo, o verbo ser pode ir para o plural: "Estas são as medidas a ser ou serem tomadas"; "Aqui estão os exercícios para ser ou serem feitos". Nas orações reduzidas, temos um caso de concordância facultativa.
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.
constam Constam vem do verbo constar. O mesmo que: figuram, incluem, consistem, inserem, mencionam. Passar por certo, evidente: consta que... consta s.
O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal.
...
Verbos que têm apenas particípio regularVerbo cantar: cantado;Verbo estudar: estudado;Verbo comer: comido;Verbo viver: vivido;Verbo partir: partido;Verbo dividir: dividido.
O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.
Pronomes adjetivos são aqueles que modificam os substantivos que acompanham, tal como fazem os adjetivos. Desta forma, esse tipo de pronome concorda em gênero e número com os substantivos. Exemplo 1: Os pensamentos voam como o vento.
Quais são os princípios gerais?
Quanto tempo dura comida cozida congelada?
Quanto desvaloriza um celular por ano?
Como abrir HTML no Chrome Android?
O que tomar quando está com infecção intestinal?
Como se escreve ração para cachorro?
Quais são os principais biomas terrestres brasileiros?
Porque comprar ações de uma empresa?
Quanto tempo o cérebro funciona quando o coração para?
Qual é o prazo de validade aferição avanço sinal vermelho?
Qual o melhor produto para tirar gordura pesada?
Para que serve a caneta hidrográfica?
Quais os sintomas de câncer no braço?
Qual a massa molar do ácido oxálico?