Há cerca de 1,5 bilhão de anos surgiram os primeiros organismos multicelulares. Assim, a evolução da vida ocorreu através de vários saltos de crescente complexidade. Essa história é pontuada por diversos períodos de grandes extinções que ameaçaram a vida em nosso planeta [1].
Nossa microbiota começa a se formar assim que nascemos, no momento do parto, quando recebemos uma grande variedade de bactérias de nossa mãe. À medida que crescemos, o número de bactérias aumenta e, com o tempo, torna-se estável.
Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio.
Acredita-se que os microrganismos (organismos pequenos só visíveis com o auxílio de lentes) apareceram na terra há bilhões de anos a partir de um material complexo de águas oceânicas ou de nuvens que circulavam a terra.
Origem dos Microorganismos
Originaram-se 4 bilhões de anos ⇒ material orgânico complexo presente em águas oceânicas ou de nuvens que circundavam a primitiva Terra.
20 curiosidades que você vai gostar
Os microrganismos foram observados diretamente pela primeira vez por Anton van Leeuwenhoek, considerado o pai da microbiologia.
A produção do queijo, do iogurte, do pão, da cerveja, do vinho não seriam possíveis sem a presença de microrganismos. O processo de fermentação, por exemplo, é o que dá essa característica de sabor, textura e cheiro dos alimentos, como no caso da levedura usada na produção de álcool em algumas bebidas.
b) Os protozoários foram os primeiros seres vivos que surgiram.
Os microrganismos são seres microscópicos e estão em todos os lugares. Contribuem de forma essencial na manutenção do meio ambiente e dos seres vivos. Fazem parte de nosso cotidiano e estão envolvidos em processos como a fermentação, reciclagem da matéria, na fabricação de alimentos e bebidas, medicamentos e vacinas.
Entre 3,2 e 3,6 bilhões de anos atrás, uma combinação de meteoritos e água quente levou à produção das primeiras formas de vida terrestre. Eram bactérias unicelulares sem núcleo organizado que necessitavam do calor oriundo das águas vulcânicas e da luz do Sol para produzir energia para crescerem e se reproduzirem.
Microrganismos, como o próprio nome diz, são seres vivos bastante pequenos, que só podem ser vistos individualmente com o auxílio de equipamentos específicos, como o microscópio.
Os microrganismos são seres formados por apenas uma célula, invisíveis ao olho humano. Deles fazem parte os protozoários, bolores, as leveduras, as bactérias e os vírus.
Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.
A microbiota pode ser composta por três Domínios filogenéticos: Archaea (arqueobactérias), Bacteria e Eucarya (Protozoários e fungos estão incluídos neste grupo).
Grupos de microrganismos
São responsáveis por causar diversas doenças graves no homem, como HIV, febre amarela, caxumba, varíola, entre outras. Podem ser classificados em adenovírus (compostos de DNA), arbovírus (transmitidos aos seres humanos por meio de insetos) e retrovírus (composto de RNA).
Os microrganismos são encontrados em quase todos os habitats presentes na natureza, incluindo ambientes hostis como os pólos Norte e Sul, desertos, gêiseres e rochas. Eles também incluem todos os microrganismos marinhos dos oceanos e do fundo do mar.
Eles vivem em condições adversas, como altas temperaturas, ausência de luz solar, grande pressão, limitação de nutrição. E o mais incrível é que alguns organismos estão vivos há milhares de anos.
Os microrganismos são os representantes mais ricos em diversidade química e molecular na natureza. No solo atuam nos processos de decomposição da matéria orgânica, participando diretamente no ciclo biogeoquímico dos nutrientes e, que por consequência, mediam a disponibilidade no solo.
Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.
Os hominídeos seriam uma família que incluiria o gênero australopithecus e também o gênero humano. Dentre os australopithecus, encontram-se o australopithecus animensis, que teria vivido entre 4,2 a 3,9 milhões de anos atrás, e o australopithecus afarensis, que possivelmente habitava a Terra há 3,9 a 3 milhões de anos.
Admite-se que as primeiras células que surgiram na terra foram os procariontes. Isso deve ter ocorrido há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambiano. Naquela época a atmosfera provalvelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico.
A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”.
Sem eles não viveríamos, pois eles regulam muitos de nossos processos fisiológicos. Cada um desses microrganismos mede cerca de um milésimo de milímetro de diâmetro – um volume cerca de mil vezes menor que o de uma de nossas células –, mas a quantidade deles num ser humano é tão grande que pesa em torno de dois quilos.
Nosso corpo tem barreiras que tentam impedir sua entrada. A pele é a uma delas, e é uma barreira natural que o vírus consegue ultrapassar quando temos uma ferida, por menor que ela seja. O vírus pode entrar, também, através dos olhos, da boca e também através do nariz.
Pioneiros na Ciência da Microbiologia Anton Van Leeuwenhoek (1632-1723) Pioneiros na Ciência da Microbiologia Louis Pasteur (1822- 1895) Químico francês, teve suas contribuições na microbiologia consideradas os fundamentos da ciência e também da medicina moderna.
Como acessar o histórico do Wattpad?
Como identificar o tipo de assento de vaso?
O que acontece se recusar objeto Correios?
Como instalar Pokémon GO pelo Google?
Como fazer para reiniciar o Moto G 2?
Tem como alterar um pedido de viabilidade JUCERJA?
Como alterar a senha do globo play?
Como alterar o código de acesso do iPhone?
Como substituir tablete de fermento fresco pelo seco?
Pode se recusar convite de ser madrinha?
Pode substituir fermento em tablete por fermento seco?
Como trocar um fusível do HB20?
Como redefinir nível de tinta de uma impressora Epson modelo l555?
Como definir o termo realidade?