De acordo com a médica, “a dermatilomania é o hábito compulsivo de manipular a pele criando ou agravando lesões pré-existentes, como espremer espinhas de forma excessiva, ou arrancar cascas de ferida retardando a cicatrização” - existem pessoas que fazem isso até mesmo durante o sono, sem perceber.
A primeira explicação vem dos nossos ancestrais. Estamos repetindo um comportamento típico dos primatas, chamado catação, ou seja, a limpeza que um animal faz no outro como forma de estabelecer e fortalecer vínculos sociais e também sexuais. O ato de espremer pode ser também uma fonte de alívio da ansiedade e tensão.
É a dermatotilexomania, também conhecida como "skin picking" (ato de cutucar a pele).
Aqui vai um passo a passo: Remova toda a maquiagem com demaquilante ou água micelar; Lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele; Aplique um tônico adstringente para reequilibrar o pH; Utilize um creme de tratamento anti-acne para evitar que elas apareçam.
Ficar mais consciente do que está fazendo. Identificar situações que desencadeiam a atividade. Usar estratégias para ajudá-la a parar de cutucar a própria pele, por exemplo, substituindo a atividade de cutucá-la por outra (por exemplo, cerrar os punhos, tricotar ou sentar-se sobre as mãos)
39 curiosidades que você vai gostar
O skin picking, também chamado dermatotilexomania ou dermatilomania, é popularmente conhecido como a “mania de cutucar a pele”. Trata-se de uma compulsão em tocar, coçar, arranhar, limpar ou “fuçar” irregularidades no tecido cutâneo até formar lesões que, em muitas situações, se tornam graves.
Veja algumas dicas simples para ajudá-la(o) com isso:Defina qual o hábito ruim que você quer dar fim. ... Espelhe-se em alguém. ... Nenhum hábito deixa de existir se não houver força de vontade. ... Acabar com um hábito é difícil porque você deixa de fazer uma coisa a qual estava acostumada(o) há algum tempo na sua vida.
Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.
"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.
O que faz com que as plantas sejam diferentes?
O que não posso comer quando estou com furúnculo?
Quando acontece o catabolismo muscular?
Como saber se tem mais de um rato?
O que é o modelo IPv6 é porque foi tão importante sua criação?
Como se dá o acúmulo de gordura?
Quais são as contas credoras e devedoras?
O que é o levantamento de um projeto?
Como saber quando o pôr do sol vai ser bonito?
Como se faz um foguete no Minecraft?
Como saber se um puma é original?
Quais são os dois principais destinos dos imigrantes venezuelanos no Brasil?
Como se chama pão em outros estados?
O que é o adensamento do solo?