Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta. Pois significa que o produto tem mais desses ingredientes do que qualquer outro componente. Para isso, é preciso verificar a presença de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras em quantidades excessivas.
Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ). Obs: Quilojoules (kJ) é outra forma de medir o valor energético dos alimentos, sendo que 1 kcal equivale a 4,2 kJ.
“É pelos rótulos que podemos saber se o produto contém nutrientes como sal, açúcar, gordura, aditivos, corantes, adoçantes artificiais e/ou nutrientes que possam causar alergia em grupos específicos”, alerta Paula.
Existe uma dica certeira na hora de ler os rótulos: priorize sempre os alimentos que têm o maior número de ingredientes que você consegue ler. Nomes estranhos, números e siglas são uma prova de que esse produto é ultraprocessado. Lembre-se, também, de preferir os produtos com a menor quantidade de ingredientes.
Os ingredientes são descritos em ordem decrescente, ou seja, os itens que aparecem primeiro na lista são os ingredientes que estão presentes em maior quantidade no produto. A maioria dos produtos industrializados apresentam conservantes, corantes e são ricos em sódio.
Lista de ingredientes - Uma dica simples para entender como funciona a lista de ingredientes é: Os primeiros ingredientes listados são aqueles que contém maior quantidade no produto. A ordem é sempre decrescente, quanto mais de um ingrediente o alimento tiver na sua composição, mais no início da lista ele estará.
Indica qual a quantidade calorias e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal.
O rótulo dos alimentos é uma tabela com informações sobre as quantidades e qualidades de nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas dos alimentos, além de explicar os ingredientes que são usados no preparo dos produtos.
Assim, analisando a composição do alimento e vendo a proporção (porcentagem) em que os nutrientes aparecem, somam-se os valores energéticos de cada um e se obtém o conteúdo calórico do alimento inteiro. Existem três tipos de nutrientes, que são: carboidratos (glicídios), proteínas (protídeos) e os óleos e gorduras (lipídios).
Quais produtos não precisam apresentar a informação nutricional? Segundo a ANVISA, estão dispensados dessa informação: frutas, legumes e vegetais comercializados in natura, refrigerados ou congelados, alimentos prontos para o consumo preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais.
Para entender o que está no rótulo, deve-se identificar a informação nutricional e a lista de ingredientes:
São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.
Como instalar Grafana no Ubuntu?
Quanto de água oxigenada para tinta?
Como transferir um site em WordPress para outro domínio?
O que fazer com vaca intoxicada com ureia?
Como alternar entre telas no Windows?
Como misturar as tintas para fazer outras cores?
Como limitar a quantidade de caracteres no HTML?
Como minimizar jogos no celular?
Como melhorar a conexão Wi-Fi para jogos?
Pode misturar dois tons de tonalizante?
Como diluir 3 6 litros de tinta?
Qual é a diluição da tinta PU?
O que acontece quando mistura água quente e fria?
Como decorar as fórmulas do MUV?
Como emitir meu ID estudantil?