À medida que o número atômico aumenta (da esquerda para a direita) em um mesmo período, o raio atômico diminui. ... Assim, diminui-se o tamanho dos átomos. Podemos confirmar, então, que o raio atômico cresce da direita para a esquerda na Tabela Periódica.
A diferença entre os elementos químicos de um mesmo Período é o número atômico, ou seja, a quantidade de prótons presentes no núcleo. Com o aumento dos Períodos, a atração dos elétrons pelo núcleo também aumenta. Por isso que o aumento do raio atômico do Período se dá da direita para a esquerda.
Cálculo do raio atômico O raio atômico está relacionado ao tamanho do átomo. Os átomos com maior número de níveis terão os maiores valores. O número do raio, entretanto, é dado pela metade da distância entre o centro dos núcleos de dois átomos de mesmos elementos químicos.
O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). É calculado a partir de uma molécula diatômica de um mesmo elemento como a metade da distância entre os respectivos núcleos.
Tem mais depois da publicidade ;) O raio atômico diferencia-se de um átomo para o outro de acordo com a sua família e período na Tabela Periódica. Com respeito a elementos pertencentes à uma mesma família, o seu raio atômico aumenta de acordo com o aumento do número atômico, ou seja, de cima para baixo.
Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio. Nos exemplos acima, o cloro tem o raio atômico menor que o do sódio.
Na maioria das definições, os raios dos átomos neutros isolados variam entre pm (trilhões de metros), ou entre 0,3 e 3 ångströms. Portanto, o raio de um átomo é mais de 10.000 vezes o raio do seu núcleo (1-10 fm), e menos de 1/1000 do comprimento de onda da luz visível (400-700 nm).
Variação do Raio Atômico na Tabela Periódica Sendo assim, na vertical (famílias ou grupos) o raio atômico aumenta de cima para baixo. Já na horizontal (períodos), eles aumentam da direita para esquerda. Veja a variação inversa em Afinidade Eletrônica e Eletronegatividade.
O tamanho atômico varia consistentemente através da tabela periódica. Ao descermos em um grupo, os átomos aumentam. Ao longo dos períodos da tabela periódica, os átomos tornam-se menores. Existem dois fatores agindo: Número quântico principal, n, e a carga nuclear efetiva, Zeff.
Ao analisar uma tabela periódica, podemos avaliar se um átomo é maior ou menor em relação a outro e, assim, determinar se ele apresenta maior ou menor facilidade em ter um ou mais elétrons retirados de seus orbitais. A avaliação e determinação do raio atômico na tabela periódica é realizada segundo dois critérios básicos:
A seguir temos uma sequência de elementos pertencentes ao quarto período da tabela periódica: Todos os átomos dos elementos representados na tabela acima possuem quatro níveis de energia, porém cada um deles apresenta uma quantidade de prótons diferente em seus núcleos.
Quanto tempo dura arroz na geladeira?
O que a cor vermelha representa?
Onde foi a última residência de BP?
Como respirar durante uma crise de ansiedade?
Como ser um técnico de enfermagem no SAMU?
O que fazer quando você não tem nada para fazer?
Quais são as funções de um servente de obra?
Pode comer queijo fresco na dieta?
Quando a empresa é substituta tributária?
O que fazer quando seu cabelo está muito fino?
O que significa Quaternário de amônio?
Qual é o show sertanejo mais caro do Brasil?
Quando vendo parcelado recebo a vista Sumup?
O que significa o exame FTA-ABS IgG?