O primeiro ponto a ser analisado pelo professor que pretende utilizar-se de algum jogo em sala de aula é avaliar o objetivo que se quer atingir com a sua utilização. Ele serve para direcionar e atribuir significado para a atividade com o jogo, estabelecendo eventuais conexões com outras áreas de conhecimento.
Por meio da utilização de jogos, o aluno constrói seu conhecimento de maneira ativa e dinâmica e os sujeitos envolvidos estão geralmente mais propícios à ajuda mútua e à análise dos erros e dos acertos, proporcionando uma reflexão em profundidade sobre os conceitos que estão sendo discutidos.
Alguns jogos que podem ser feitos na aula remota são bingo, dominó, jogos de cartas, boliche e até mesmo um jogo de percurso. Lembre-se que essa é uma ótima oportunidade para as crianças continuarem interessadas na aprendizagem e se prepararem para a volta às aulas presenciais.
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”.
Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
O jogo como recurso das aulas remotas É importante escolher jogos que atendam às necessidades dos alunos nesse momento. Rever o planejamento inicial permitirá escolher bons jogos para serem enviados para casa do estudante.
Se o escolhido for um jogo de percurso pode-se trabalhar o termo a termo, a noção de quantidade, espaço, dentre outras.
No entanto, jogos educativos são uma excelente estratégia para trabalhar diferentes habilidades e competências, principalmente as que se referem à Matemática. A teoria nos mostra que o jogo não é apenas diversão.
Além disso, nos PCN's existe a defesa de que os jogos podem contribuir na formação de atitudes – construção de uma atitude positiva perante os erros, na socialização (decisões tomadas em grupo), enfrentar desafios, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e dos processos psicológicos básicos.
Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo. E que podem ser utilizados em momentos distintos, como por exemplo na apresentação de um conteúdo. Ou na ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, ou ainda como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos.
Qual é o significado do nome Abel?
Quem são os filhos de Deus em Jó 1 6?
Como tirar o vermelhidão da pele irritada?
Por que as pessoas inteligentes são solitárias?
O que significa CST de PIS e COFINS?
Como surgiu a identidade de gênero?
Pode levar perfume na bagagem de mão voo nacional gol?
É possível antecipar o pagamento da aposentadoria?
Qual a função da camada basal?
Pode ser cobrado multa por quebra de contrato de aluguel na pandemia?
Como se divide o sistema de arquivos?
Qual é o símbolo do equilíbrio?