No contexto artístico, as obras degeneradas fugiam do padrão do naturalismo — que representa as figuras em ambientes naturais, buscando o equlíbrio, harmonia e perfeição. Em contrapartida, a arte modernista tinha como doutrina a liberdade, e os nazistas a consideravam "coisa de judeus".
Enquanto proibiam estilos modernos, considerados como degenerados, os nazistas promoveram pinturas que eram estritamente tradicionais em suas formas e que exaltam o valores de "sangue e solo" e de pureza racial, militarismo e obediência.
Ao todo, o regime nazista confiscou quase 20 mil obras de arte moderna. Em junho de 1937, Goebbels encarregou o presidente da Câmara do Reich de Artes Plásticas, Adolf Ziegler, de vasculhar todos os museus do país à busca de "arte decadente alemã".
Os nazistas classificam como "degenerada" (entartet) toda manifestação artística que insulta o espírito alemão, mutila ou destrói as formas naturais ou apresenta de modo evidente "falhas" de habilidade artístico-artesanal.
RESUMO Confiscar obras de arte era para os nazistas tão importante quanto as vitórias militares; artista frustrado, Hitler escondeu em lugares como minas de sal milhares de peças e tinha planos de construir um gigantesco museu.
O projeto estético nazista marcava, ainda, quem poderia fazer arte no regime totalitário vigente, já que este censurava, condenava e destruía obras que divergiam do padrão estipulado – como é o caso, em especial, da arte moderna, considerada degenerada.
Lasar Segall
A trajetória de Lasar Segall é considerada aqui como exemplar porque o artista teve cerca de 49 obras confiscadas pelo regime nazista, integrou a exposição Arte Degenerada, em 1937, e, além de tudo, sofreu ataques, através da imprensa brasileira, que o acusavam de produzir obras de características degeneradas e de ser ...
O título dado à exposição foi Arte Degenerada (Entartete Kunst) e o seu objetivo era apresentar exemplos de manifestações artísticas condenadas pelo regime nazista. Entre os 112 artistas que tiveram obras exibidas naquela ocasião estavam Marc Chagall, Wassily Kandinsky, Paul Klee, Piet Mondrian e Lasar Segall.
Cerca de 16.000 obras de arte "degeneradas" foram removidas dos museus e confiscadas em toda a Alemanha. ... Um dos artistas que mais sofreu com a destruição da Arte Degenerada foi o expressionista alemão Ernst Ludwig Kirchner, onde teve cerca de 600 obras destruídas. Em 1938, Kirchner acabou se matando.
O objetivo era servir de contraste à "arte degenerada" em uma mostra que reunia artistas ligados a Hitler e que representavam a estética defendida pelo regime. As obras da "Arte degenerada" - como é possível ver nas fotos da época - estavam amontoadas.
Em 1907, Adolf Hitler foi rejeitado pela primeira vez na Academia de Belas-Artes de Viena. Segundo a instituição, ele não tinha talento para ser um novo gênio da arte e por isso não foi aceito.
Literatura. Foram vários os artistas da Arte Moderna. Entre eles estavam Anita Malfatti, Ismael Nery, Milton Dacosta, Di Cavalcanti e Lasar Segal. Falar sobre os artistas da Arte Moderna significa falar sobre o maior evento que marcou a história da arte brasileira. Tal evento, conhecido como a Semana de Arte Moderna, ...
No caso da Alemanha, a inspiração eram as artes clássica grega e romana, vistas por Hitler como uma arte cuja forma exterior encarna um interior racial ideal. Deveria, além disso, ser compreensível para o cidadão médio. Esta arte deveria ser heróica e romântica.
Onde está escrito no princípio era o Verbo?
É normal sentir Colica na 6 semana de gravidez?
Como armazenar óleo de rosa mosqueta?
Como fazer rematrícula SED 2021?
Qual a previsão do tempo para dia 24 de setembro?
Qual a melhor versão de Os Miseráveis?
Como desbloquear meu iPhone inativo?
Quais as maiores certificadoras do Brasil?
Como regular volume interfone Intelbras?
Onde é julgado o crime de estelionato?
Como ativar touchpad notebook?
Quanto tempo andam as cadelas prenhas?
Como retirar dinheiro da conta paypal?