Esse tempo verbal é conhecido como present continuous. Para usar esse tempo verbal, é muito simples – basta colocar o “verbo to be” correspondente (am, is ou are) e acrescentar -ing ao final do verbo principal.
Na Forma Interrogativa do Presente Contínuo o sujeito se posiciona entre o presente simples do verbo to be e o gerúndio do verbo principal. Observe os exemplos abaixo: Am I being inopportune? (Estou sendo inoportuno?) Is she having dinner? (Ela está jantando?)
Formação do Present Continuous O Present Continuous é composto por um verbo principal e um verbo auxiliar. Utiliza-se o verbo to be no Simple Present (presente simples) como auxiliar e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ing. Exemplo: She is watching TV.
Confira abaixo algumas diferenças entre o Simple Present e o Present Continuous. O Simple Present, também chamado de Present Simple, descreve uma ação habitual e atual ocorrida no presente. As frases negativas e interrogativas são construídas com os verbos auxiliares do e does. Do I love?
Acrescenta-se aos usos do present continuous a noção futura quando falamos de planos que já fizemos e organizamos, por exemplo, viagens que já têm data marcada, as pessoas que participarão da viagem, o meio de transporte que realizará o trajeto etc.
O Simple Present, também chamado de Present Simple, descreve uma ação habitual e atual ocorrida no presente. As frases negativas e interrogativas são construídas com os verbos auxiliares do e does. Do I love? Do you love?
É possível depositar cheque em caixa eletrônico?
Qual o material da fita crepe?
Qual o Dia Nacional da abelha?
Estou perdendo peso muito rápido?
O que é preciso para fazer o cartão do SUS para filhos?
Quais os princípios de funcionamento de furadeiras e fresadoras?
Quanto tempo dura o realinhamento capilar?
Qual a ordem da hierarquia da Igreja Católica Romana?