Porém, como nem tudo são flores, há duas regrinhas de etiqueta: a primeira é que na mesa posta, a taça de água deve estar sempre à esquerda do vinho. Ao degustar a bebida alcoólica, é importante dar uns goles de água para limpar o paladar entre um vinho e outro, para não ter interferência de sabores.
Elas ficam alinhadas ao lado direito do prato e na ordem que serão usadas: taça de vinho branco, taça de vinho tinto, taça de água e taça de champanhe. A disposição da taça ao lado direito do prato também deve ser seguida nas refeições mais simples, mesmo quando for utilizar copos em uma refeição mais informal.
Taça de água: fica à direita e acima do prato, à esquerda da taça de vinho. Taça de espumante: disponha-a um pouco acima das outras duas. Taça de vinho: deve permanecer à direita da taça de água.
Segure a taça pela haste. É para isso que ela serve. Não se deve segurar no bojo, pois o calor de sua mão aquecerá o conteúdo e, além disso, você deixará horríveis marcas de dedos nas paredes do cristal. Apesar de alguma pessoas segurarem a taça pela base, e isso não ser um erro, evite.
Em jantares com a bebida, ela é servida tanto em entradas como em pratos principais. No lugar, também pode ficar a taça de Prosecco, tipo tradicional de vinho italiano espumante. Assim como as outras taças, essa também deve ser segurada pela base.
Normalmente, a taça de água deve ser a maior da mesa, já que essa bebida pode ser consumida rapidamente e em grandes quantidades. Em jantares formais, ela sempre será a primeira taça da esquerda para a direita, posicionada centralmente, em frente ao prato.
A taça para água precisa ficar disposta do lado de dentro da mesa, sendo o copo mais próximo do alcance das mãos. Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.
Os copos devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora: o maior para água, o do meio para vinho tinto e o menor para vinho branco.
Conheça os principais modelos: Como a água não sofre alteração de sabor no tempo de um jantar, sua taça precisa apenas mantê-la gelada ou em temperatura ambiente, conferindo elegância ao degustador. A taça para água é sempre de tamanho grande.
A taça de vinho tinto tem o corpo (bojo) largo para permitir que bebida entre em contato com o oxigênio, realçando seus aromas e sabores. Para que o processo de oxigenação aconteça de forma apropriada, somente um terço da taça deve ser preenchido a cada servida.
A boca dessa taça deve ser estreita, de forma que a bebida chegue à língua no ponto certo de acidez e doçura. Esta taça também pode ser utilizada para vinho rosé. O vinho do Porto é mais forte e tem um sabor doce mais pronunciado do que os vinhos tintos em geral devido às características de sua fermentação incompleta.
Embora o nome oficial seja “taça coupette”, este modelo é mais conhecido como “taça para margarita”. Ela é dividida em duas regiões: a de cima é bem larga, enquanto a de baixo é repentinamente estreita.
Quanto tempo é necessário de fototerapia?
Qual a diferença de fluido e fluido?
Quanto é uma franquia da Santa Lolla?
Como funciona um condomínio de chácaras?
Qual o nome de Deus no tetragrama?
Como funciona a Estratégia de opções?
O que é frete Prime americanas?
Como se pronuncia letras gregas?
Como se pronuncia o nome do perfume Elysee?
Como conseguir um financiamento para montar um negócio?
Como se pronuncia o nome da coruja de Harry Potter?
Qual a pronuncia correta Assaí ou Assaí?
Como emitir o informe de rendimentos do INSS 2020?