“O diretor atendeu-os.” Dedutivamente, se o complemento não for pessoa, atendendo à sintaxe clássica, há a presença da preposição: “O prefeito atendeu ao nosso requerimento.” “O prefeito atendeu às necessidades da cidade.”
A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.
“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.
Bom, para sermos diretos, já vamos esclarecer: a regência do verbo atender é, na maioria dos casos, facultativa. Ou seja, poderá ele ser empregado como verbo transitivo direto, sem a presença de uma preposição, ou como verbo transitivo indireto, sendo empregada a preposição “a”.
"Vou no mercado" ou "Ao mercado?" Segundo as gramáticas normativas, o correcto é "Vou ao mercado". Pois se "vai a algum lugar", e não "em".
29 curiosidades que você vai gostar
Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar. Vou praí daqui a pouco.
A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
Resposta: O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo. Por exemplo: – O padre chamava os fiéis para a missa.
A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Resumo sobre reticênciasAs reticências servem para sugerir alguma ideia ou emoção.Elas indicam a interrupção de um pensamento ou de uma fala.Também são usadas para sugerir o prolongamento de uma ideia.Em frases, indicam uma entonação descendente.Podem aparecer no fim de frases exclamativas ou interrogativas.
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
De, do, da: como e quando usar?De é uma preposição. Do é a contração da preposição de com o artigo definido o (de + o = do). ... Eu gosto de bolo de chocolate. ( de qualquer bolo de chocolate) ... Meu filho é gerente de loja. ( de qualquer loja) ... Isto é roupa de bebê. ( ... Com artigo: ... Com artigo: ... Sem artigo: ... Sem artigo:
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Permita-nos apenas referir que é correcto utilizar «chamar de» (exemplos: «Ele é chamado de intelectual/Ele chamou-me de mentiroso»). O verbo chamar, com o significado de qualificar, dar nome, pode ser regido pela preposição de.
Em (1), o verbo chamar é transitivo direto, tem o sentido de “convocar”, “mandar vir” e necessita de um objeto direto que lhe complemente. Já em (2), o verbo é transitivo indireto, possui o significado de “qualificar” e necessita de um objeto indireto e um predicativo para complementar seu sentido.
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr. Exploramos como a transitividade se relaciona com a completude em seguida.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Exemplos com verbos transitivos indiretos:Precisar: Estou precisando de ajuda.Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.Saber: Eu já sei de tudo.
Quem comparece, comparece a algum lugar, ao invés de comparecer algum lugar. Concordam? Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.
1 vinda, ida, aparecimento, presença. 2 assistência, comparência, presença.
Aparecer é uma ação involuntária, que não estava previsto para acontecer. Comparecer é marcar presença, algo previsto à acontecer.
Não se recomenda *pra í, nem *p raí; a primeira porque se representa a elisão duma letra numa palavra que não existe, a segunda porque contém uma forma condenada e uma junção estranha na língua.
Qual o significado da palavra reviria?
O que é empreendimento coletivo?
O que significa a palavra mexericos?
O que e encargos rotativos no cartao de credito?
Por que devemos mastigar muito bem os alimentos?
Quem pode entrar com ação popular?
O que significa a palavra seccionam?
Quando vai abrir os consulados americanos no brasil?
O que significa a palavra presenciava?