O superfosfato em pó deve ser espalhado de modo a cobrir toda a camada de esterco. A aplicação deve ser feita o mais breve possível para que as perdas de amônia sejam mínimas.
Em determinadas condições, quando o agricultor precisa repô-los rapidamente no solo, quando há uma deficiência aguda, por exemplo, isso é bastante vantajoso.
Superfosfato simples (SPS): composto por 18% a 21% de P, além de 16% de Ca e de 10% a 12% de enxofre (S). É o fertilizante fosfatado que apresenta a maior amplitude de oferta e tem como diferencial a presença de enxofre na forma de sulfato de cálcio.
Pode-se aplicar, por cova, de 10 a 20 litros de esterco de bovinos ou 5 a 10 litros de esterco de aves ou ainda 1 a 2 litros de torta de mamona. Juntamente com o adubo orgânico adicionar até 200 g de superfosfato simples, se houver recomendação de adubação fosfatada para o pomar.
Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5. Assim, para suprir a quantidade de fósforo nas plantas, é recomendável a aplicação na semeadura e/ou plantio. É preciso posicionar essa adubação ao lado da semente ou abaixo da mesma, chamada também de aplicação de arranque.
1 - SUPERFOSFATO SIMPLES - 500 Gr: É o fósforo. Deve ser colocado misturado ao substrato antes de germinar ou plantar, na proporção de 1 tampinha de garrafa PET para cada litro de substrato. Deverá ser recolocado ao substrato a cada seis meses.
Financeiramente, pensando na disponibilização de fósforo, o MAP é mais vantajoso no mercado hoje, pois oferece uma maior concentração do nutriente por um menor valor, quando comparado ao SPS.
Aplicar de 60 a 80 g/m2 do adubo cerca de 10 a 15 dias antes do plantio e misturar com a terra do canteiro. Aplicar de 50 a 60 g/m2 a lanço cerca de 10 a 15 dias antes do plantio. Abrir um buraco de 40x40x40cm e aplicar 500g do adubo. Misturar bem com a terra e calcário cerca de 10 dias antes do plantio da muda.
O MAP é obtido através do tratamento da amônia com ácido fosfórico resultando em garantias de 10 a 12% de nitrogênio e de 50 a 54% de fósforo.
O superfosfato simples granulado é um adubo mineral com concentração de 17% a 21% de P2O5 (fósforo), além de aproximadamente 11% de Enxofre (S) e 18% de Cálcio (Ca).
A diferença entre eles está na concentração de P e na presença de S (que contém no super simples como sulfato de cálcio). Assim, os superfosfatos utilizam a rocha fosfatada como matéria-prima básica, a qual quando atacada por ácido sulfúrico dá origem ao superfosfato simples.
O superfosfato simples (SPS) e superfosfato triplo (SPT), os fosfatos monoamônicos (MAP) e diamônico (DAP) são solúveis em CNA, desenvolvendo rapidamente no solo e conseguindo fornecer praticamente todo o P requerido pelas plantas.
Os fosfatos naturais brasileiros são tratados como de lenta dissolução no solo, ainda mais em condições de acidez corrigida para culturas anuais (pH em água ao redor de 6,0), têm eficiência agronômica muito baixa.
Os termofosfatos e os produtos à base de fosfato bicálcico têm mais de 90% do P total solúvel em AC e em CNA, mas são insolúveis em água.
Como e quando podemos acionar o Procon?
Como solicitar a extensão do auxílio emergencial?
Quem pode receber o auxílio moradia?
Quando será pago o bolsa do povo?
Como ir de Salvador para Valência?
O que nos ensina o livro de Rute?
Porque minha galinha não entra no choco?
Como fazer para publicar um texto na internet?
Como recuperar uma gravação de voz?
O que é preciso para publicar um artigo científico?
Como chegar em Paraty do aeroporto?
Quem tem que pagar o INSS de obra?
Como faço para recuperar a senha do meu Facebook?
Como fazer para receber notificação quando alguém entra no Facebook?
Como faço para fazer uma reclamação ao Facebook?
Como tirar extratos antigos no Itaú?