Os exames complementares são indispensáveis na rotina de atendimentos dos pacientes. Servem para embasar as decisões clínicas do fisioterapeuta, a partir da verificação do local e da dimensão de cada lesão.
Uma das principais vantagens deste exame com relação ao de radiografia, por exemplo, é que as imagens não vêm sobrepostas umas às outras. Este procedimento permite também uma melhor visualização dos tecidos, com isto muito mais doenças ou anomalias podem ser detectadas.
A tomografia segue um conceito similar ao da ultrassonografia. Entretanto, o exame de imagem utiliza o raio-X para coletar imagens para serem processadas pelo computador. As imagens podem ser tanto de ossos do corpo quanto de órgãos e tecidos.
Dicas de como solicitar exames de imagem corretamente
O fisioterapeuta pode solicitar exames complementares? ... O fisioterapeuta pode, inclusive, solicitar exames laboratoriais, desde que sejam para esclarecer diagnósticos e condutas fisioterápicas.
Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são:
Exames de raio-x facilitam cada vez mais a prevenção e o diagnóstico de doenças. E o benefício é, sobretudo, do paciente. A radiologia possui o objetivo de estudar a aplicação do raio-x e da radiação para o diagnóstico e o tratamento de patologias.
Para que serve. A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.
O tratamento com ultrassom promove a liberação de calor para os tecidos, como tendões, músculos e articulações, diminuindo os sintomas de inflamação e promovendo a regeneração do tecido.
Confira as fotos de ultrassom enviadas pelas mamães do BabyCenter. Na imagem ao lado é possível ver o saco gestacional, cheio de líquido (a parte escura), e dentro o embriãozinho, que ainda nem se parece com uma pessoa, parece mais uma manchinha. Caso o embrião não seja visualizado, é preciso repetir o exame depois de uma ou duas semanas.
Lembre-se que esses exames podem ser caros e sem cobertura pelo plano de saúde (a não ser que haja suspeita de anormalidade). Lembre-se que interpretar um ultrassom é um processo complicado e alguns detalhes serão impossíveis de identificar sem a ajuda de um profissional.
Quais são os platelmintos mais conhecidos?
Qual a resolução que aprova o Código de Ética de Enfermagem?
O que significa o nome antibiótico?
Como agrupar arquivos pdf num só?
O que é uma infecção bacteriana?
Quantos metros tem o prédio mais alto do mundo?
Qual a melhor nuvem para armazenamento gratuito?
Quanto mede cada um de seus ângulos externos?
Como tomar azitromicina di-hidratada 500 mg?