Para massas o recomendável é usar 1 colher (sobremesa) bem cheia para cada 300 g de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente. Para sorvetes e cremes, o ideal é uma dosagem de 8 a 10 g do ingrediente por litro. Tome cuidado para não "errar a mão" ao acrescentar emulsificante às suas receitas.
O emulsificante pode ser de origem: Natural, como a clara de ovo que contém o fosfolipídeo lectina, o qual estabiliza a emulsão de glicerol; Ou de origem sintética, que são produzidos a partir de monoglicérides de glicerol.
Nessa situação, uma boa alternativa é colocar o emulsificante restante em um recipiente tampado na geladeira e não se esquecer de incorporá-lo nas receitas, já que o produto deverá ser utilizado nos próximos 30 dias.
O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.
Os emulsificantes são aditivos alimentares, substâncias químicas naturais ou sintéticas que tem como função incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, especialmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo), em menos tempo.
Nos sorvetes e cremes, o emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura espumosa, com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final.
Os emulsificantes são substâncias, em sua maioria, derivadas de gorduras ou ácidos graxos – mais conhecidos como “ácidos gordos” – capazes de modificar as propriedades de superfícies sólidas ou líquidas.
Em quais receitas podemos utilizar o emulsificante? Como já falamos, os emulsificantes são muito utilizados em receitas como bolos e pães, deixando-os fofinhos, macios e com uma textura uniforme. No caso dos bolos, utilize 1 colher cheia de emulsificante a cada 300 g de farinha de trigo.
A culinarista Paula lembrou que o emulsificante é um produto de ótimo rendimento e deve ser conservado em local fresco e seco. "Se for demorar a usá-lo, então é bom deixar sob refrigeração, tirando da geladeira na véspera do uso", ensinou.
Afinal, emulsificante engorda? Mesmo sendo o responsável por deixar massas super levinhas, o emulsificante não é tão “levinho” assim não, viu? Isso por que ele é composto por gorduras saturadas, que precisam ser conferidas e dosadas antes do preparo da sua receita, ok?
Quais problemas podem impedir a gravidez?
O que é Sorbato de Potássio faz mal?
Quais são os principais autores da primeira geração do romantismo?
Como adicionar quebra de linha?
Como consultar pauta de julgamento no Diário da Justiça Eletrônico?
Quais são os crimes mais graves?
Qual a velocidade de carregamento do Redmi Note 8?
Quem corre o risco de ter infarto?
O que impede de abrir uma MEI?
Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky?
Como liberar a porta 3389 no firewall do Windows?
Quem trabalha 180 horas mensais?
Como fazer um drive de equipe?
Para que serve a garrafada de Inharé?
Quantos celulares pode levar no avião?