A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase. – Daqui a 10 minutos chego aí.
Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
É usada em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:à tarde;à esquerda;às vezes;à vista;à exceção de;à custa de;à medida que;…
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.
A mesma regra se aplica às expressões a partir de, através de, apesar de. Mas há uma exceção à regra: quando o elemento posterior à preposição for sujeito de um verbo, a contração passa a ser errada gramaticalmente. Nesse caso, o artigo deve ficar isolado.
22 curiosidades que você vai gostar
A forma correta de escrita é aquém de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem separação de termos e com acento agudo na vogal “e”. Notar que estamos a falar advérbio “aquém“, não de possíveis construções de “a” + “quem”. Aquém significa da parte ou do lado de cá; menor, abaixo.
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Não há nenhuma exceção, sempre que escrevemos datas, não há crase. Portanto, a regra é a mesma das preposições que acompanham as horas sem crase: As inscrições para a Quadrilha da festa junina ocorrem até dia 18/06/2010. Não houve solicitação após o dia 30/04/2010.
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.
Então recapitulando, os casos em que o acento grave não é empregado são:Antes de palavra masculina. ... Antes de verbos que não indiquem destino. ... Antes da maior parte dos pronomes. ... Em expressões com palavras repetidas. ... Antes de palavras femininas de caráter genérico.
Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.
O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Em quantidade, qualidade ou nível inferior (ex.: o resultado ficou aquém). Do lado mais próximo de quem fala ou escreve; do lado de cá (ex.: ficava aquém dos Alpes). Abaixo de (ex.: está aquém da média).
Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro. O primeiro trimestre do ano vai de janeiro a março.
Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.
Normalmente, quando se inicia o intervalo com a preposição DE, não haverá crase com o elemento limite do intervalo. Observe: A alta temporada nos hotéis vai de dezembro a março. Os alunos de quinta a oitava série visitarão o museu na sexta-feira.
Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.
Qual química estraga o cabelo?
Quem foi a primeira pessoa que inventou a música?
Quais as piores marcas de colchões?
Como desativar o botão Google assistente do Moto e7 Plus?
Qual o time de futebol mais pesquisado no Google?
O que diz a habilidade EF67LP32?
Como funciona o sensor de barreira?
O que diz a habilidade EF15LP19?
O que fazer quando se tem fobia social?
Como usar o jatobá para emagrecer?
Quem é o mais inteligente da Marvel?
Quantos kg de Graute para 1 m3?
Como fazer para escanear um documento na impressora Epson?
Como obter informações de uma pessoa?
Qual número para ligar auxílio emergencial?
O que acontece quando uma besta com cauda morre?