Como usarChá de jatobá: adicionar 2 colheres (de sopa) das cascas de jatobá em uma panela com 1 litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia;Tintura de jatobá: diluir 1 colher (de chá) da tintura de folhas de jatobá em 1 copo de água e beber até 3 vezes por dia.
Chá de casca de jatobá
Ferva 2 colheres de sopa de casca ralada em 1 litro de água, por 10 minutos. Abafe e coe. Tomar até 2 xícaras ao dia.
Já o potássio presente no jatobá alivia câimbras e controla a pressão arterial. Uma dica importante é tomar o chá das folhas e da casca do jatobá.
Quebrar os jatobás – o martelo deve ser utilizado para fazer isso. Em seguida, passar os frutos pelo ralador até que apareçam as sementes de cada um para obter a farinha; então, passar pela peneira. Bater a parte grossa que restar no liquidificador e, logo após, passar pela peneira mais uma vez.
Com o martelo você quebra o jatobá, depois vai passando pelo ralador para tirar a farinha até a semente aparecer. Do ralador passa pela peneira, e a parte grossa que sobra pode ser batida no liquidificador para passar pela peneira mais uma vez.
21 curiosidades que você vai gostar
Os efeitos colaterais e as contraindicações do jatobá ainda não são conhecidas, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
8 benefícios do jatobá para a saúdePrevine anemia. Por ser fonte de ferro, o fruto do jatobá afasta a anemia. ... Tem ação antienvelhecimento precoce. ... Mantém a boa saúde dos olhos. ... Tem propriedades antifúngicas. ... Aumenta a energia e o apetite. ... Fortalece o sistema respiratório. ... Ajuda a emagrecer de forma saudável. ... Trata a meningite.
Especificamente sobre o “vinho de jatobá”, de sabor terroso e adstringente, muito apreciado na região amazônica, segundo a literatura popular, é indicado para: problemas na próstata. impotência sexual. ... impotência sexual.
Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.