A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta”, diz Vidal. O engenheiro ensina: para fins de fertilização e adubação, o ideal é deixar a borra fermentando alguns dias – de 4 a 6 – antes de fazer a aplicação no vaso.
Você só precisa misturar a borra de café com terra vegetal adubada e fertilizantes, acrescentar ao vasinho e replantar a hortaliça. Sem contar que a borra de café é rica em nutrientes que trazem diversos benefícios para a fertilização das plantas - como carbono, nitrogênio e sais minerais como fósforo e potássio.
Você pode usar a borra de café para clarear a pele, ao menos, duas vezes por semana. Depois de aplicar a borra no rosto, lembre-se sempre de usar o hidratante que você já utiliza. Outra dica importante é fazer a máscara de café à noite, para evitar o aparecimento de manchas na pele.
A borra de café é capaz de atrair e reter odores ruins, removendo o mau cheiro de ambientes. Para isso, basta secar o resíduo ao sol e, em seguida, aplicar de duas a três colheres de sopa em recipientes abertos no ambiente desejado, onde deve permanecer por, pelo menos, 48 horas.
“Além do Nitrogênio, o pó de café (na verdade, a borra) tem outros elementos que em maior quantidade não são muito bons para as plantas, como a cafeína”. Essas substâncias podem atrapalhar o desenvolvimento da planta. ... “Colocar um pouco de borra de café na terra, às vezes, é ok. Mas usar sempre não é bom.
Sim, o adubo caseiro é uma boa opção para quem pensa no meio ambiente e ainda quer economizar. Aí, entram em ação ingredientes que normalmente vão parar no lixo. Casca de ovo, casca de banana, borra de café viram uma misturinha riquíssima em nutrientes para sua samambaia, sua suculenta, sua orquídea...
A casca de ovo possui vários nutrientes importantes para as plantas como cálcio, magnésio e potássio. ... “Não adianta colocar a casca de ovo diretamente sobre a terra, pois vai demorar muito tempo para a casca se decompor e para a planta conseguir absorver os nutrientes que ela precisa”, explica a especialista.
O adubo à base de borras de café pode dar uma boa contribuição para garantir um bom crescimento, floração e frutificação das suas plantas. Para utilizar as borras de café como fungicida deve em primeiro lugar, deixar as borras de café secar bem ao sol e após a secagem, espalhar este adubo perto do pé da plantas da sua horta.
A palavra de ordem é reaproveitamento. Se analisarmos com cuidado, podemos listar no mínimo cinco usos variados para o pó de café já utilizado. Vasculhando a internet, encontrei dicas bem interessantes na Revista Cafeicultura. 1 – Você pode utilizar para lavar galheteiros, vidros de azeite, para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros. Agora que você já conhece algumas maneiras alternativas de aproveitar o café, mãos à obra! Lembre-se que a mudança por um planeta melhor está nas coisas simples da vida. E você tem outra dica?
Com a cafeína, as plantas ganham disposição e reagem se alimentando mais e, consequentemente, produzindo mais”, diz. No entanto, Vidal reitera: é preciso que o solo esteja equilibrado, para que ela busque os nutrientes e os encontre no solo – caso contrário, a planta apenas ficará “com mais fome.”
Quem se enquadra na nova lei da aposentadoria?
Como se mede a precipitação da chuva?
Como fica a pele quando a pessoa está com sarampo?
Como calcular a taxa de retorno de um investimento em renda variável?
Como fica a pensão por morte depois da reforma?
Como calcular taxa de recombinação entre genes?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com esclerose múltipla?
Como liberar mercadoria retida na alfândega?
Como evitar os efeitos prejudiciais do uso das tecnologias na educação?
Quais os benefícios do vegetarianismo para o meio ambiente?
Quanto tempo de casado para conseguir cidadania portuguesa?
Como ter crédito no cartão Next?
O que fazer para curar a alma?
Como se chamam os lados do navio?
Qual a melhor pomada para dermatite seborreica?