A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave....Veja os exemplos:
Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes. Às vezes é sinônimo de: de vez em quando.
→ As vezes (sem acento grave) Trata-se da junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes', ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”. Quando o sentido não for de tempo, não haverá crase.
Do ponto de vista gramatical, somente haverá acento grave na expressão 'às vezes' quando esta for uma locução adverbial de tempo.
Às vezes quer dizer de vez em quando, é uma expressão que se usa quando não se sabe ao certo a frequência de uma coisa. Como na frase "é bom ir até a praia às vezes ver o por do sol". Ou seja, não é uma ocorrência rotineira. Enquanto classe gramatical, "às vezes" se enquadra como uma locução adverbial de tempo.
Significado de Vezes advérbio Raramente; de vez em quando: é inverno, mas vezes faz calor. locução adverbial Às vezes. De vez em quando; em alguns momentos ou situações: às vezes gosto de comer chocolate; o time às vezes ganha.
Isso porque as locuções “à moda de” e “à maneira de” exigem, sempre, o uso da crase, mas, muitas vezes, podem estar ocultas na frase. E aí, você deve usar o acento, ainda que, na sequência, venha um substantivo masculino.
Com origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.
Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.
O acento indicativo de crase é aquilo que diferencia o sentido de ambas as expressões. As duas formas fazem parte da Língua Portuguesa e devem ser aplicadas em função do contexto (situação imediata) e da intencionalidade discursiva do falante/escritor.
Como começar uma mensagem de motivação?
Quantas empresas uma pessoa pode ter?
Quanto ganha um canal do YouTube com 1.000 inscritos?
Qual a consequência de ter menos coisas?
Como construir em terreno de posse?
Como formular um questionamento?
Como fazer um redemoinho de água?
Qual o bloco de concreto ideal para muro?
Como criar um bom projeto gráfico?
Como se chama o resumo de um livro?
Como se faz um resumo de um trabalho acadêmico?
Como evitar que o antivírus elimina um arquivo?
Como fazer a introdução de um resumo de um livro?
Como fazer um resumo de vídeo aula?
Qual a competência para julgamento da ação de produção antecipada de provas?
Como iniciar um projeto editorial?