Se - Conheça as funções dessa palavra
Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa.
Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.
Significado de Se pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado?
O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.
Conjunção Integrante SE A conjunção integrante só ocorre em períodos compostos (dois ou mais verbos), pois essa conjunção completa a oração principal. Ela também deve aparecer nas orações subordinadas substantivas.
01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
Conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, estabelecendo uma relação entre eles. Exemplos : Ele joga futebol e basquete.
Como exemplo de conjunções alternativas temos o “ou”. Dependendo do contexto, temos também as conjunções alternativas “já”, “bem”, “talvez”, “ora”, entre outras. Elas podem ou não aparecer repetidas entre os termos que ligam. Vamos resolver isso ou não nos encontramos mais. Ora ficava interessado, ora ficava disperso.
Conjunções Consecutivas Iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, de forma que, de modo que, de maneira que. Exemplo: Foi tamanho o susto que ela desmaiou. 8.
Nos dois casos, temos um enunciado com duas orações, já que em cada um temos dois verbos. As palavras marcadas em vermelho são as conjunções que ligaram uma oração a outra no mesmo enunciado. Entretanto, a conjunção mas e a conjunção que possuem classificações diferentes: a primeira é uma conjunção coordenativa, e a segunda, subordinativa.
Como preparar a papinha da Alcon para calopsita?
Como preencher um cheque no valor de 250 reais?
Como temperar tinta para pintar no compressor?
Como o autor define mercantilismo no texto?
Como preparar a terra para o plantio de milho?
Como o capitão Nemo pretendia divulgar os conhecimentos que adquirira sobre o mar?
Como colocar a sonda para Relactação?
Como fazer Cremogema para o bebê?
Como preencher um cheque de R$ 20000?
Desde quando existe a Copa do Mundo?
Como começou a peste negra Brainly?
Como ter Disney Plus no Brasil?
Quando surgiu a oração do Angelus?