A gravidez na adolescência pode trazer alguns problemas para a mãe e o filho, pode acontecer a hipertensão, anemia, desigualdade no tamanho do feto e da bacia da mãe, o parto pode ser prematuro e cesáreo.
No Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes! Um dado preocupante é o número de bebês com mães de até 14 anos que contabilizou 19.330 nascimentos no ano de 2019, o que significa que a cada 30 minutos, uma menina de 10 a 14 anos torna-se mãe!
Algumas complicações como tentativas de abortamento, anemia, desnutrição, sobrepeso, hipertensão, (pré)eclampsia, desproporção céfalo-pélvica, hipertensão e depressão pós-parto estão associadas à experiência de gravidez na adolescência (Belarmino, Moura, Oliveira, & Freitas, 2009; Freitas & Botega, 2002; Furlan e cols. ...
Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida.
Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.
Os fatores associados com a gravidez na adolescência foram: baixa escolaridade; baixa frequência e desempenho escolar, especialmente entre adolescentes de 15 a 19 anos; ocupação, que entre a faixa etária de 15 a 19 anos predominaram as donas de casa, e entre 10 a 14 anos as estudantes; e violência intrafamiliar, mais ...
A gravidez na adolescência é considerada de alto risco e implica em mais complicações. A adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade.
Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 e 19 anos, no período de 20. A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.
Assim como em toda gravidez, é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta à saúde, com a ressalva de que a gestação na adolescência precisa de alguns cuidados redobrados – especialmente em caso de gestantes mais jovens, com o corpo ainda não totalmente formado.
Segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os países em desenvolvimento, categoria na qual está incluso o Brasil, são responsáveis, juntos, por 95% das gravidezes precoces no mundo. Por ano, sete milhões de adolescentes dão a luz nesses países.
Onde tirar carteira do idoso em Caucaia?
Como limpar as frestas da janela?
Como tirar a borda do input HTML?
O que colocar em baixo do deck?
Qual o valor para tirar CNH categoria E?
Como usar o fotopolimerizador?
Como tirar a âncora de uma imagem no Word?
Como ocultar a barra de menus do Excel?
Como limpar a churrasqueira a bafo?
Como tirar segunda via do cartão do PIS?
Como dormir e não acordar com a cara amassada?
Como pegar apenas o texto de um PowerPoint?
Como tirar a barra de tarefa no jogo?
Como preservar o sigilo das informações para cada recurso tecnológico?
Como prevenir a infecção de sítio cirúrgico?
Como faço para denunciar uma operadora?