Acostume o pássaro com a sua mão. Aos poucos, coloque a mão na gaiola (mas não muito perto), até que o passarinho fique tranquilo. As aves tímidas ou nervosas podem precisar de várias sessões até se acostumarem com a mão. Seja persistente e sempre faça movimentos lentos para não assustá-lo.
Treine ajudar a ave a se acostumar à sua mão algumas vezes por dia por pelo menos uma semana antes de avançar.
Dicas para treinar e domesticar papagaios
Melhor forma de atrair Eles gostam de laranja, goiaba, mamão, pitanga, jabuticaba, amora e romã. Os locais com árvores atraem pássaros que se alimentam de insetos, o que pode ser uma grande vantagem para espantá-los dentro de casa. Já para os espaços menores, algumas sementes podem ajudar.
Por isso, existe uma criação controlada e é necessária a autorização do órgão ambiental, a exemplo da cacatua. Já o canário-belga, o periquito australiano, a calopsita, a galinha e a codorna são isentos de controle e podem ser criados livremente de forma doméstica. Mas, claro, com todos os cuidados.
A veterinária ressalta que os pássaros devem ficar sempre protegidos do frio, portanto, o interior da casa é o local mais indicado para abrigar uma gaiola. Mesmo assim, vale lembrar que as espécies precisam tomar banho de sol com frequência e moderação.
Coloque a mão na gaiola com um petisco. Não se surpreenda caso ele se assuste, trave ou voe para o outro lado da gaiola. Repita isso algumas vezes, aproximando a mão do periquito um pouco mais em cada tentativa. Após umas cinco tentativas, ele vai ficar mais confortável e com certeza vai pegar o petisco.
Embora seja fácil treinar um canário jovem, é possível adestrar e ensinar a maioria deles com uma dose de paciência e persistência. Deixe o canário ambientar-se. É recomendável se concentrar no adestramento de um pássaro por vez, tendo um único canário por gaiola no ambiente.
Aprenda sobre o seu pássaro. Nem todas as espécies conseguem ou querem falar e, por isso, o mais importante que você deve fazer desde já é aprender mais sobre o seu pássaro. Não há muito sentido em tentar ensiná-lo a falar se ele apenas assobiará como retorno. Dentre as espécies capazes de aprender a falar, incluem-se:
Assim como as pessoas, pássaros individuais passam a confiar em você em velocidades diferentes. Não force o animal a aceitar a sua presença em menos tempo do que ele precisa. Isso só prejudicará o processo. Comece em um ponto que fique fora do campo de visão da ave – talvez um cômodo diferente.
O primeiro Passo em direção a este objetivo é adestrá-lo para se empoleirar na sua mão ou no seu dedo. Depois de concluída esta etapa, você poderá andar com ele pela casa e tirá-lo da gaiola. Para que o treinamento faça efeito e o pássaro não tema sua mão, você precisará criar um ambiente confortável e familiar.
Por que o Naruto chama o Jiraya de sábio tarado?
Quanto tomar de Citrus aurantium por dia?
Como tirar pesadelos da cabeça?
Quantas etnias temos no Brasil?
O que são necessidades emocionais?
Qual o horário de barulho em condomínio?
Qual o melhor lugar para ver a aurora boreal?
Como fazer o dimensionamento dos técnicos de enfermagem?
Qual o melhor aplicativo de envelhecimento?
Quando foi lançado o AirPods Pro?
Qual é a Akuma no Mi do Shanks?