Podemos trabalhar a oralidade através de teatros, fantoches, contar e recontar histórias e a escrita, onde as crianças irão usar a imaginação e a criatividade para escrever suas próprias histórias, ilustrando-as, tornando as aulas mais atrativas, trabalhando assim a literatura infantil de maneira agradável e lúdica.
Gravar-se e ouvir-se, antes dessa partilha com os alunos, pode ajudar muito. Incentivar que os alunos depois façam o mesmo para se apresentarem para a sala, num sarau ou roda de leitura, também pode mostrar para eles o quanto ler e contar são habilidades que precisam ser exercitadas como qualquer outra.
Como trabalhar clássicos da literatura no Fundamental
Escolha um horário – Para conseguir aplicar no dia a dia a leitura com seu filho é importante escolher um horário legal para ler. Pode ser na hora que ele levanta, depois do almoço, antes de ir para a escola, no caminho da escola, antes de dormir ou em outro horário.
A contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade fundamental para a formação dos pré-leitores; com esse procedimento, pode ser aprimorado a escuta, o desenvolvimento cognitivo e imaginário das crianças, além de promover um nível de interação maior com o grupo.
A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.
A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita. OBJETIVO GERAL: Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da literatura visual através das imagens, desenvolvendo a alfabetização e o letramento.
Primeiramente irei abordar como era tratada a disciplina de leitura nas séries iniciais, para em seguida falar especificamente sobre a atuação do professor-leitor e seu papel na formação de leitores.
Para tanto, percebeu-se a necessidade de elucidar a prática da leitura literária na escola na formação de leitores, cujo objetivo visa assegurar o acesso aos bens culturais e conquistar a autonomia dentro da sociedade.
Letramento literário. Formação de leitor. Este artigo é um estudo de caso, de cunho explanatório e não exaustivo, nasceu no transcorrer do estágio oferecido no curso de graduação de pedagogia da Faculdade de Cariacica no segundo semestre de 2012.
Quais as diferenças dos acoplamentos AC e DC?
Como saber a potência do alternador?
Como incluir uma coluna no MySQL?
Como medir os decibéis usando o celular?
Como instalar aplicativos no Deepin?
Como medir corrente no multímetro analógico?
O que é o perímetro abdominal no feto?
Como encontrar código Google Analytics?
Como instalar um pacote .deb no Ubuntu?
Qual a classificação da palavra transporte?
Como é feito espiral de caderno?
Como é o pé de cravo-da-índia?
Como voltar para a versão antiga do Google Chrome?
Como se escreve o nome animal em inglês?