O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão muito presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações. Ou seja, são os bens culturais que ligam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.
Constituem Patrimônio Cultural Brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos grupos formadores da sociedade brasileiras, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; ...
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
A proposta da Educação Patrimonial na escola é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado. histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. ...
Os alunos poderão aprender um pouco sobre o que chamamos de patrimônio cultural. Somente quando se sente parte integrante de uma cidade ou comunidade é que o indivíduo irá valorizar e preservar as suas referências culturais. Cinco aulas de 50 minutos. Para esta aula, o aluno não necessita de nenhum conhecimento prévio específico.
O patrimônio cultural é que faz o Brasil ser Brasil. O patrimônio cultural é o conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo. Ele está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus, escolas, igrejas e praças.
O melhor guardião do patrimônio cultural é sempre seu dono. São as pessoas que o fabricam, o praticam, moram nele, ou em seus arredores ou, em termos mais gerais, são as pessoas para as quais esse patrimônio tem importância direta, por estar intimamente associado às suas vidas.
A Educação Patrimonial é de significativa importância para os membros de cidades com um reconhecido valor artístico e cultural, como, por exemplo, Ouro Preto, porque, sem ela, os indivíduos poderiam não observar esse patrimônio como “bens”, mas sim considerá-los como “restos” culturais, restos sem valor que logo tenderiam ao esquecimento.
Pode limpar moeda com pasta de dente?
Quem tem lúpus pode fazer aplicação de enzima?
Qual o valor do programa mais social?
O que pode substituir bem como?
Porque as pessoas não gostam de ouvir a própria voz?
O que fazer quando a Microsoft Store não baixa?
Qual deve ser o tamanho da fonte de um título?
Quais os alimentos que entopem as veias do coração?
Qual a faca certa para cortar carne?
Qual é a melhor temporada de Jojo?