Durante aquele ataque de egoísmo, mostre como é mais legal brincar em grupo e proponha uma brincadeira com os outros amigos. Tudo o que seu filho vê, não importa onde está, aponta e avisa: “É meu.” Ao ouvir essas palavras, você já sabe que a tempestade vai começar.
Essa fase do desenvolvimento infantil é chamada de egocentrismo e se refere a um pensamento realista centrado no ponto de vista da criança. Ela não conhece outras perspectivas diferentes das suas e acredita que todo mundo percebe, sente e pensa da mesma maneira, ou seja, o mundo gira em torno dela.
Esse problema ou fenômeno é o que se manifesta no linguajar da criança de 2-3 a 7-8 anos de idade e ao qual os autores da primeira públicação convencionaram em chamar de egocentrismo, termo que passou a ter um significado diferente daquele que até então lhe era comumente atribuído.
O melhor jeito de conter a criança egoísta e evitar a crise de choro é negociar, levando em conta a idade da criança e usando sempre uma linguagem que ela entenda, falando olho no olho. Até os 2 anos, leve a criança para outro ambiente para distraí-la. A partir dessa idade, já dá para conversar e sugerir uma solução.
Para evitar esse tipo de situação, que só piora as reações da criança, trazemos algumas dicas de como lidar com a crise dos 2 anos:
Segundo Piaget o egocentrismo se caracteriza basicamente por centrar-se de tal forma em seu próprio ponto de vista ao ponto de não conseguir assumir outro. O egocentrismo é uma forma de centração.
O egocentrismo infantil é a fase que toda criança de 0 a 6 anos passa, e papais e mamães leitores, acalmem-se, é natural. Nessa fase, a criança ainda não aprendeu a se colocar no lugar do outro, e até então só enxerga o mundo de um único ponto de vista: o dela. Ou seja, eles se vêem como se o mundo girasse em torno de suas vontades.
O que eu faço se meu filho se tornar um adulto egocêntrico? No auge dos seus três anos de idade um pequeno se recusa a dividir seu brinquedo. Não só se recusa como fica extremamente irritado quando alguém insiste. Vendo essa cena, logo a seguinte frase vem a cabeça: “se eu não corrigir agora ele se tornará um adulto egocêntrico”.
Para isso, no entanto, o aprendizado precisa começar cedo: a autonomia na educação infantil é um aspecto fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Na prática, muitas vezes, o instinto protetor acaba falando mais alto e minamos qualquer possibilidade que a criança teria de se sentir independente.
O que é preciso para atuar na Educação Infantil? Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em ...
Como é que se escreve café da manhã em espanhol?
Como pode ser resumida a teoria celular?
Como se estrutura o senso moral na criança?
Como se fala celular na Argentina?
Quais são as normas da sociedade simples?
O que a sociologia quer dizer com a ideia de que o ser humano é um ser construído socialmente?
Quais fatores promovem a condensação?
Como é que se fala vídeo em inglês?
Qual é a outra palavra para o umbigo?
Quanto tá a passagem de São Paulo para Salvador de avião?
Como se dá a coleta de dados feita de forma indireta?
Como se chama pão francês nos EUA?
Como reagir a insultos e provocações?
Como se dá a aplicação da lei penal brasileira no espaço?
Como se duplica uma molécula de DNA por que essa duplicação é chamada de Semiconservativa?