Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.
– Organização espacial – Em outras palavras, a organização espacial pode ser definida como a consciência da relação do corpo com o meio em que está inserido. As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras.
Esta atividade educativa propõe trabalhar com o conceito matemático "dentro" e "fora". Por meio do lúdico, as crianças do maternal ou pré-escola podem desenvolver a coordenação motora, habilidades corporais, habilidades cognitivas e visuais, além de noções de espaço.
As relações espaciais euclidianas envolvem a compreensão de razão, proporção, espaço métrico, coordenadas geográficas e outros.
A criança entende o espaço concreto da sua casa, da dos familiares que visita frequentemente e da escolinha. São espaços com os quais tem relações afetivas. Seu espaço é o “aqui”. Compreende as relações espaciais simples: acima-abaixo, adiante-atrás, por exemplo.
Sua noção de espaço já não depende do concreto, mas sim de conceituações. A noção espacial completa seu desenvolvimento e permite que haja representações mentais de dimensões não comprováveis recorrendo aos órgãos dos sentidos. Ela consegue entender os conceitos astronômicos, como, por exemplo, as distâncias entre planetas ou estrelas.
Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
As saídas, os passeios e as viagens são excelentes oportunidades para estimular o desenvolvimento do conceito de espaço. Embora a psicopedagogia apresente generalizações que podem ser consideradas parâmetros, nunca se deve esquecer que cada criança constitui um caso único e é desse modo que se deve abordar o tema.
Pode lavar o cabelo com vinagre e bicarbonato?
Como contar prescrição intercorrente execução fiscal?
Como fazer o chá de saw palmetto?
Quando ocorre a responsabilidade subjetiva?
Quantos metros posso usar mangueira de gás?
Quem tem ácido úrico pode comer queijo?
O que pode causar um dente necrosado?
Quais os limites objetivos da coisa julgada?
Qual é a espécie de nematoide mais prevalente em todo o mundo?
Como ativar o mapa do Minecraft?
Como ter um bom humor inteligente?