É importante que o professor ao exibir os memes escolhidos aos alunos, exponha o conteúdo, apresente a imagem utilizada e ajude a turma a compreender a “piada” ou ironia característicos dessa linguagem virtual. No meme abaixo, Lênin – um dos líderes da Revolução de 1917 – retratado em um dos seus famosos discursos.
Os memes podem expressar tudo; sentimentos, posicionamento político, indignações, desejos, ironias, pode apresentar informes, denúncias, pode estar no formato de outros gêneros textuais, como charges, citações, carta entre muitos outros. Há infinitas possibilidades para seu uso. Tal qual os exemplos a seguir.
“O meme tem muitas camadas, de humor, sátira, e até a possibilidade de um discurso ofensivo. É um tipo de mensagem que sintetiza muita coisa.” O primeiro passo para introduzir este tipo de material é checar a fonte de informação e ter uma preocupação com o direito de imagem.
Como forma de se expressar e melhorar o humor das pessoas, os memes tem se tornado cada vez mais comum durante a utilização das redes sociais, deixando de ser restrito apenas a esse local, e se estabelecendo como uma nova forma de comunicação em outros âmbitos.
A pesquisa mostra que ele também é uma boa opção de comunicação entre os usuários: 54% das pessoas que estão no estudo dizem que o meme possibilita um diálogo diferente, 45% usam para 'quebrar o gelo' e 43% usam nas indiretas!
Geralmente esses memes são imagens, vídeos ou gifs de conteúdo engraçado, e que acabam se espalhando na internet por meio das redes sociais ou fóruns. Uma das principais características do meme é que ele pode ser adaptado ou modificado dependendo da situação, e por causa disso ele acaba viralizando com facilidade.
Os memes (conteúdo que se espalha pela internet, ganhando formas diferentes) são muito populares, principalmente nas redes sociais. Eles, geralmente, têm origem em um fato da vida real e se popularizam com viés humorístico. Veja dez ferramentas para deixar de ser apenas um espectador e se tornar um criador de memes.
Para introduzir a utilização dos memes em sala de aula, o (a) professor (a) iniciará uma conversa com a turma sobre o que é considerado um “meme”.
Os trabalhos serão postados nas redes sociais do aluno ou da escola, cumprindo o papel real dos memes, que é a “viralização” do conteúdo e a produção de humor online. O (a) professor (a) deverá avaliar o trabalho realizado a partir dos seguintes parâmetros:
Para a produção dos memes o laboratório de informática deve ser utilizado. O Gerador de memes é uma página na internet que produz os memes a partir da inserção de imagem e texto. A pesquisa das imagens pode ser realizada no Google, a partir do conteúdo/disciplina escolhida.
Quem foi o alemão Bert Hellinger?
Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?
Quais foram as consequências da invasão para o povo iraquiano?
Quantos palmos abaixo da terra?
Quais são os benefícios não monetarios?
O que é considerado um bom salário nos Estados Unidos?
Qual é a diferença entre posseiros e grileiros?
Tem que ter faculdade para ser policial militar?
Quais as metodologia na educação infantil de acordo com a BNCC?
Quais são as melhores escolas particulares?
Quais são os tipos de viabilidade?
Como pintar sapato de couro com tinta de tecido?
O que conversar com um amigo no WhatsApp?