O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica. Faz-se necessário escolher como apresentar aos alunos o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas no planejamento do professor.
São inúmeras as vantagens do cinema na escola para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.
Um filme sem ligação com o conteúdo pode ser exibido aos alunos como atividade de lazer ou como estímulo para seus estudos. No entanto, recomendaria que essa exibição não fosse no horário da aula. Contar com o apoio da escola é fundamental, portanto.
A utilização de filmes no processo de ensino e aprendizagem A linguagem cinematográfica pode viabilizar a aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e ampliar a visão de mundo do aluno, à medida que a instituição propicia o acesso à cultura, à arte e à comunicação audiovisual.
Uma das características do cinema como linguagem é expressar ideias, opiniões e sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado. ... Os filmes foram a fonte de cultura e aprendizado, despertando na turma o gosto pela “sétima arte”.
O que favorece o uso do cinema em sala de aula é a familiaridade do aluno com a televisão. A maior materialidade do cinema possibilita ao aluno uma compreensão de conceitos, hábitos costumes e fatos históricos e culturalmente distantes no espaço e no tempo, rompendo com a dificuldade de abstração.
O filme pode ser utilizado como instrumental didático ilustrando conteúdos, principalmente referentes a fatos históricos; como motivador, na introdução de temas psicológicos, filosóficos e políticos, estimulando o debate; ou como um objeto de conhecimento, na medida em que é uma forma de reconstrução da realidade ( ...