Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.
6 projetos para trabalhar a consciência negra todos os dias na escola
A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
O Dia da Consciência Negra representa uma excelente data para memorar a riquíssima cultura negra. Além do lado voltado às festividades, a data também proporciona a implementação de uma cultura antirracista na escola, visto que debater e combater o preconceito são ações fundamentais dentro das instituições educativas.
O Dia Nacional da Consciência Negra, incentiva, de um lado, a consciência histórica de uma sociedade que vivenciou longamente a escravidão e, de outro, a reflexão sobre o impacto da cultura e da presença do povo africano na formação da cultura brasileira.
Dicas de atividades para o Dia da Consciência Negra em sala de aula
Assim, o TST decidiu pela constitucionalidade da lei municipal, registrando que, se trabalhado, o feriado deve ser em dobro. ... Na Câmara dos Deputados tramita o projeto de lei nº 296/2015, que institui o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, como feriado nacional, aguardando conclusão de pareceres das comissões.
Como abordar o Dia da Consciência Negra na escola? As propostas para abordar o Dia da Consciência Negra na escola podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar, integrando diferentes componentes curriculares em uma temática central. A seguir, trouxemos alguns exemplos para trabalhar essa data em diversas disciplinas e etapas de ensino.
Confira o plano de aula sobre consciência negra que elaboramos para a educação infantil! Compreende-se a importância de debater sobre o Dia da Consciência Negra na sala de aula desde os anos iniciais.
Desde o ano de 2003, a história da cultura afro-brasileira passou a ser um tema obrigatório nos currículos escolares. Dessa forma, as atividades consciência negra passaram a ser desenvolvidas com maior frequência e diversos planos foram criados para garantir a eficiência dos conteúdos.
Dentre as atividades sobre a consciência negra, encontramos aquelas que fazem uso de músicas de origem africana ou canções que abordam o tema da diversidade cultural. Nesses casos, as músicas são ensinadas e explicadas para as crianças. Obviamente, o interessante é explicar os versos das canções e atentar para a linguagem utilizada.
Onde o vírus da raiva se replica?
Em que situação devemos utilizar a empatia?
Como um átomo forma a matéria?
O que é posição e status sociais?
Como é a produção do álcool combustível?
Quais as formas que podemos fazer para representar uma paisagem?
Como podemos perceber a existência da água no corpo humano?
Como ir de darnassus para Vento bravo?
Como classificar classe baixa média e alta?
Qual é a representação de um vetor?
Porque o álcool atrapalha o emagrecimento?
Quais são os órgãos reguladores encarregados de avaliar edulcorantes?
Como cortar o efeito do álcool no sangue?