Para propor o trabalho com reescrita, é preciso garantir algumas condições didáticas de produção. Ler boas histórias para repertoriar os alunos para que conheçam o enredo que irão reescrever, priorizando versões que tenham riqueza de detalhes.
Em todas as situações de reescrita realizamos com os alunos algumas etapas: o planejamento do texto, a produção de textos intermediários (a partir de leituras e análises do texto-fonte), a textualização (escrita ou digitada) e as revisões do texto. Todas estas etapas são consideradas como conteúdos de ensino.
Reescrita Individualmente ou em grupo, todos reescreveram as fábulas com as quais já haviam trabalhado. Documentação A cada etapa todas as produções foram documentadas. As fábulas eram escaneadas e arquivadas para o acompanhamento do desempenho dos alunos.
A reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar.
A importância do ato de reescritura de textos reside no fato de que provoca o diálogo do sujeito-autor com o seu produto-criado, possibilitando um relacionamento mais interativo com seu próprio texto (confrontamento, aguçamento e exclusão de enunciados).
A reescrita de artigos é uma técnica comum empregada por autores onde eles rescrever texto de seu livro ou conteúdo, repetidamente, alcançam os melhores resultados possíveis para escapar do plágio.
Reescrever um texto significa moldá-lo visando à perfeição. Se tomarmos a palavra reescrita no seu sentido literal, concluímos que se trata de algo ligado à correção de possíveis falhas durante a construção textual. Mas neste contexto, ela deve ser entendida como um auxílio, principalmente ao nos referirmos à produção de textos narrativos.
O link abaixo traz uma explicação bem elaborada sobre os objetivos do trabalho com as reescritas, que colaboram para a compreensão do professor sobre a importância desse tipo de atividade, principalmente para alunos em fase inicial da escrita. Os livros abaixo apresentam lendas e contos africanos que podem servir para outras aulas de reescrita:
Portal do Professor - Reescrita – um trabalho de produção de textos. Reescrita – um trabalho de produção de textos. Construir a escrita, buscando aprimoramento através da prática. Construir o repertório linguístico. Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor.
É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, conheçam as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Caro professor, nessa sequência didática os alunos irão refletir sobre as relações entre a fala e a escrita e, ao mesmo tempo, vivenciar situações concretas de usos sociais da escrita.
O que significa a palavra manda-chuva?
Quantos nomes Louise tem no Brasil?
O que quer dizer La Belle de Jour?
Como saber se o sonho vai acontecer?
O que Significa a palavra Matheus?
Como saber qual o melhor alto falante?
Onde ver o órgão emissor da Carteira de Identidade?
Como saber a potência do meu carregador?
Como escrever nome de cachorro Jack?
Qual o sentido da palavra Maratonar?
Como funciona o jogo de sinuca profissional?
Quais são Ás regras do jogo de tranca?
Quem não pode ser administrador de uma sociedade limitada?