Veja cinco propostas de práticas de oralidade que podem ser desenvolvidas com seus alunos na alfabetização e com adaptações para outros anos:
Este vem negligenciar a implantação de tal teoria nas práticas pedagógicas. O ponto de maior importância no trabalho com a oralidade é refletir sobre a variação lingüística e desenvolver as capacidades cognitivas, devido à demonstração de adequações de uso, além de combater preconceitos relacionados ao comportamento e à linguagem humana.
O fato é que as práticas de oralidade, como, por exemplo, debates, seminários e entrevistas, não ocupam lugar de grande importância nas metodologias adotadas. Quando são trabalhados, os resultados são considerados insignificantes e normalmente desconsiderados.
A oralidade, que é tão importante quanto o ato de ler ou escrever, é a primeira modalidade de comunicação utilizada por todos e necessita ocupar o seu devido espaço em sala de aula. Afirma Bagno (2009):
Os PCN (2002, p. 63) apontam para a importância de se abordar a oralidade com o mesmo valor atribuído à literatura e à gramática. O fato é que as práticas de oralidade, como, por exemplo, debates, seminários e entrevistas, não ocupam lugar de grande importância nas metodologias adotadas.
O quê o espiritismo diz sobre a epilepsia?
Qual o nome de Deus para os católicos?
Como é o filho do signo de Peixes?
Como se escreve 34 inteiros É sete centésimos?
Qual a melhor fase da Lua para podar árvores frutíferas?
São características gerais dos nematelmintos?
Por que a diversidade é importante dentro de nossa empresa?
Quais estruturas compõem uma classe java?
O que causa o Linfoma não Hodgkin?