Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final; Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.
Esse tipo de estudo promove autoconhecimento, conhecimento do outro e a percepção de que culturas diferentes podem utilizar gestos parecidos mas constroem significa-dos diversos.
Alguns desafios perpassam a educação numa perspectiva intercultural, em que seja possível uma reconstrução, no sentido de penetrar no universo de preconceitos e discriminações o qual impregna as relações sociais que configuram os contextos que vivemos e caminhe para uma ressignificação dos direitos humanos e para uma ...
Segundo Candau (2000) a origem dessa corrente pedagógica pode ser situada aproximadamente a trinta anos atrás, nos Estados Unidos, a partir de movimentos de pressão e reivindicação de algumas minorias étnico-cuturais, principalmente os negros. Já na América Latina, esta abordagem surge referida às populações indígenas.
A abordagem intercultural que Candau (2008) defende quer promover uma educação para o reconhecimento do “outro”, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Esta perspectiva está direcionada para a construção de uma sociedade democrática, plural, humana.
A educação intercultural aparece como uma perspectiva alternativa e contra- hegemônica de construção social, política e educacional, sendo complexa por estar atravessada por desafios e tensões, tornando necessária a problematização das diferentes práticas sociais e educativas.
Embora muitos educadores e outros que trabalham com jovens sintam-se despreparados para inserir a aprendizagem intercultural em suas salas de aula ou atividades, começar é mais fácil do que antes, com as ferramentas e os recursos disponíveis.
Lembre-se de que o sucesso da interdisciplinaridade em sala de aula depende de uma excelente sinergia entre os professores. Nesse sentido, essa questão deve acompanhar os programas de educação continuada promovidos por sua escola, de maneira que a prática se torne orgânica na cultura da instituição.
Indispensável ao avanço da educação, especialmente ao relacionarmos os conhecimentos do currículo obrigatório ao pensamento crítico, a interdisciplinaridade figura como um dos principais mecanismos para que o aluno consiga fazer uma relação entre as matérias e perceber como os conhecimentos são interdependentes.
Riqueza cultural que proporciona trabalho interdisciplinar. O que determina o comportamento do homem e justifica suas realizações é a cultura. Saiba mais sobre a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação no Brasil.
Qual é o papel da esposa do pastor?
Como rebocar parede no tijolo?
Quais são os resultados do exame de Papanicolau?
É difícil passar no concurso da Marinha?
Como contestar o auxílio emergencial cancelado?
Como preparar um ambiente de adoração?
Como desocultar Story no Instagram?
Como reativar plano Smart Fit?
O que é necessário para um envelhecimento saudável?
Como atualizar Simples Nacional em atraso?
Quem faz a proposta na audiência de conciliação?
O que fazer com um quadro antigo?
Como se preparar para o concurso de juiz federal?
Tem algum preparo para o teste de esteira?