Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).
O algoritmo é baseado na equação: DUM (20 a 45 dias de possível duração do ciclo) + 280 dias. Esta regra considera um ciclo menstrual regular de 28 dias, com a ovulação ocorrendo no 14º dia após o início do ciclo menstrual. Se o seu ciclo durar mais tempo, a data de nascimento estimada será posterior.
Dúvidas sobre essa questão são comuns, por isso, vamos esclarecer quanto tempo dura a gravidez e como a idade gestacional é contada. A duração média da gravidez é de 280 dias, contados a partir do primeiro dia da data da última menstruação (DUM), e não a partir da concepção.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
Caso não saiba a data da ultima menstruação ou queira confirmar com mais precisão sobre a data do parto, o obstetra pode usar o ultrassom, que permite observar os parâmetros do crescimento, e comparar estes dados com uma tabela que indica quais as características e tamanhos o bebê deve apresentar em cada semana de gestação.
Para calcular a data prevista para o parto basta saber a data do 1º dia do último ciclo menstrual e acrescentar 7 dias e nove meses. Sendo assim caso a data da última menstruação tenha sido, por exemplo, no dia 12 se Setembro, o bebê deve nascer no dia 19 de Junho.
Outra forma confiável para saber a DPP sem precisar efetuar cálculos é através do gestograma: uma ferramenta online na qual a gestante informa a data da sua última menstruação e automaticamente obtém a data provável do parto. Este também é um método confiável para mulheres com ciclos menstruais regulares.
No entanto, caso a mulher opte pelo parto normal, a data, mesmo quando confirmada pelo ultrassom, pode variar um pouco, pois quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher.
Como tirar delay de uma Gravação?
Como fazer uma cozinha barata?
Quanto tempo demora para nascer uma margarida?
O que posso fazer para melhorar o meu relacionamento?
Como ficou a estabilidade com a reforma trabalhista?
O que é Microsoft Windows Search Filter host?
Como nasce a esperança Miriam Rodrigues?
Qual a sensação de quase morte?
Como desvincular uma conta do Blitz?
Como fechar portão automático manualmente?