Em relação às formas, a sugestão é ir além de analisar o formato e nomear formas e propor atividades que instiguem os alunos a observar as características dos objetos, esboçar desenhos, construir sólidos geométricos, faça uso de dobraduras e explore ângulos.
Geometria clássica foi focada nas construções com régua e compasso. A geometria foi revolucionada por Euclides, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria", que introduziu o rigor matemático e o método axiomático ainda em uso hoje.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a criança deve ter contatos com a Geometria de forma intensiva e persistente, pois através dela poderá desenvolver suas habilidades na construção dos números, na compreensão da álgebra e na criatividade.
No ensino da geometria, o docente deve motivar o máximo, a atenção de seus alunos, do uso de exemplos concretos em sala de aula, permitindo aos mesmos raciocinarem do todo para as partes, percebendo as aplicações da teoria em seu cotidiano, fazendo relação de tudo que esta ao seu redor com a geometria.
Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
Uma alternativa é trazer para a sala de aula brinquedos pedagógicos com as formas geométricas que a escola possua. Outra proposta é que o professor, junto à turma, realize a confecção de formas geométricas através de materiais como o isopor ou o emborrachado.
Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
A Geometria constitui parte importante do currículo, pois a partir dela o aluno desenvolve o pensamento espacial. ... As atividades geométricas, como outras em Matemática, permitem também ao aluno identificar regularidades, buscar semelhanças e diferenças.
Neste Nova Escola Box confira como trabalhar as noções básicas de geometria especial com as crianças de uma forma atrativa. Acesse também um e-book com um bê-a-bá da Geometria para afiar seus conhecimentos de Matemática.
Aprender geometria, segundo Mirela, está inteiramente ligado à necessidade do uso dela no cotidiano. “Para compreender melhor o mundo, precisamos compreender a geometria. Quanto mais se aprende, mais é possível ampliar a percepção espacial e analisar os elementos visuais do mundo”, enfatiza.
De acordo com Lopes (1998) [...] os primeiros passos para a aprendizagem da Geometria, um conhecimento essencialmente visual, devem privilegiar o que se apreende com os olhos e com as mãos. Não com os ouvidos (LOPES, 1998, p. 5).
Dessa forma o professor alfabetizador deve trabalhar com atividades de experimentação, validação, argumentação e comunicações de ideias em sala de aula de maneira divertida e para ensinar geometria. Essas atividades devem possibilitar aos alunos a observação]
Como ficar magra na quarentena?
Qual a melhor pílula para regular a menstruação?
Como acender vela para Pombagira e fazer pedido?
Como fica o auxílio emergencial em 2021?
Qual o número ideal de slides para uma apresentação?
Como finalizar o cabelo com creme para pentear?
Como receber dinheiro do exterior como pessoa jurídica?
Como substituir os dois pontos na redação?
Como funciona financiamento de casas pela Caixa Econômica?
Como solicitar documento do veículo pela internet?
O que pode substituir a palavra induzir?
O que é notificações do celular?
O que tomar para substituir uma refeição?
Como sacar dinheiro do PayPal no Brasil?
Quanto tempo leva o processo para receber DPVAT que está na Justiça?