Vamos lá!
A festa junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural do nosso país e traz comidas e trajes típicos. Além disso, são realizadas muitas brincadeiras, algo muito pertinente na realidade da Educação Infantil.
Estimule-os a opinar sobre o projeto e aceite as sugestões. Isso valoriza a participação deles. Leve livros e outros materiais sobre o assunto para a sala de aula como forma de apresentar costumes e tradições às crianças. Distribua tarefas para pais e filhos, inclusive no dia da festa.
Matemática e Ciências: Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração. Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas. Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.
Confira 10 ideias para a Festa Junina na pandemia
Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito. O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como a tolerância dos estudantes.
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Escolham juntos um tema junino para a fotografia ou vídeo: uma comida tipica (pipoca, e maçã do amor, por exemplo), um look junino e até uma paródia juntando uma música com a matéria da aula. Peça que os alunos façam suas produções e eleja um grupo para serem os jurados .
Fazer uma festa junina em casa É uma forma de estimular a participação da família neste momento em que os alunos não estão tendo muito contato social. Os familiares podem gravar vídeos e tirar fotos para compartilhar nas redes sociais da escola, por exemplo.
Trabalhar os aspectos históricos, socioculturais e as curiosidades que acompanham os festejos juninos, todos os anos, não impede a escola de incrementar o arraial escolar com algo novo, reforçado pelas atividades lúdicas. Para isso, é preciso que o educador seja criativo, inovador e busque mesclar as características tradicionais com os conteúdos
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça uma data comemorativa como a festa junina que é muito comemorada em nosso país É importante nesta fase proporcionar aos alunos a exploração das datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer a um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.
Tradicionalmente, as Festas Juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho. Origem da Festa Junina
Bônus: Projeto para Festa Junina Objeto Geral: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça uma data comemorativa como a festa junina que é muito comemorada em nosso país Justificativa pedagógica:
Onde fica o resumo no LinkedIn?
Quanto maior a resistência maior a corrente?
O que é pior linguiça ou salsicha?
Qual é a classificação dos mares?
Quanto tempo dura o passeio no Parque do Caracol?
Que tipo de infecção pode atrasar a menstruação?
Faz mal fazer alisar o cabelo menstruada?
Qual o pH da água de osmose reversa?
Como se dá a gestão de estoque?
O que é uma ordem de compra a mercado?
Quais fatores promovem a condensação?
Quantos centímetros tem uma colher de chá?