Com horário marcado, basta comparecer com 15 minutos de antecedência e levar a certidão de nascimento (original e cópia simples). Não precisa levar foto 3×4, pois todas as 73 unidades do Poupatempo estão equipadas com câmeras eletrônicas que fazem a foto na hora. Os pais podem optar pela inclusão do número do CPF.
Muita gente não sabe, mas não existe limite de idade para tirar o documento de identidade. Existem casos de bebês que saem da maternidade e vão direto para o Poupatempo.
Para menores de idade, é preciso apresentar certidão de nascimento ou RG da criança e o RG do responsável. Recém-nascidos também podem ter sua inscrição no cadastro. O número do CPF, nos dois casos, é gerado na hora.
Por isso, para fazer CPF para o bebê os pais devem ir até uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, levar a certidão de nascimento da criança e seu documento pessoal.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo de São Paulo tem investido em tecnologia para manter os atendimentos ao cidadão. Atualmente, o Poupatempo oferece mais de 130 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.
Para agendar atendimentos e consultar endereços e horários de funcionamento dos postos, acesse www.poupatempo.sp.gov.br.
No Rio de Janeiro e em São Paulo o CPF já é emitido junto com a certidão de nascimento. O serviço é gratuito quando feito pela internet, mas não abrange o pedido de CPF para bebês já que para ser feito online é necessário título de eleitor. Atualmente, Correios e Banco do Brasil são locais credenciados para emissão do CPF.
O número do CPF do bebê é gerado na hora. Com esse número, você poderá acessar o site da Receita Federal e imprimir o cartão do CPF do seu filho (agora não é mais enviado para casa). É importante fazer o CPF antes do RG do bebê pois, nesse caso, o número do CPF já pode sair impresso no RG.
Por tudo isso, no post de hoje, trago orientações de como fazer o RG e o CPF de um bebê ou criança. O artigo foi escrito tendo como base a emissão de documentos no Rio de Janeiro e o processo pode variar de acordo com a localidade, mas, em geral, a documentação solicitada é a mesma.
Se for seu desejo inserir o número do CPF do bebê na carteira de identidade, leve original e cópia do comprovante do número do CPF. No Rio a foto é capturada na hora, mas em algumas localidades é necessário levar duas fotos 3 x 4 do bebê. Verifique se é o caso da sua cidade. O RG não fica pronto na hora.
O que se estuda em Arte no Ensino Fundamental?
Como se inscrever no xaveco do Domingo Legal?
Onde é gravado o programa Música Boa?
Como limpar o chakra cardíaco?
Como se inscrever no programa Erasmus?
Como participar dos desafios Skoob?
Como participar do show do Now United?
Como participar de uma licitação?
O que escrever na análise estatística?
Como lançar desafio no Instagram?
Como conseguir um teste na Nickelodeon?
Como participar de Pregão Eletrônico pelo Comprasnet?
Como pagar as contas e ainda sobrar dinheiro?
Como achar os bulbos da Plantera?
Como funciona a contratação de PJ?
O que é um psicólogo organizacional?